CI

Colheita de soja foi encerrada no RS

A produtividade estimada é de 1.923 kg/ha


Foto: Pixabay

A área cultivada de soja no Rio Grande do Sul, na safra 2022/2023, totalizou 6.513.891 hectares. A produtividade estimada é de 1.923 kg/ha. A colheita foi encerrada. As condições climáticas foram favoráveis para a implementação de práticas de manejo pós-colheita, como a gradagem em áreas infestadas por plantas daninhas e o estabelecimento de culturas e forrageiras de inverno.

Segundo levantamento divulgado pela Emater/RS-Ascar, devido aos impactos da estiagem e às chuvas excessivas em maio, a quantidade de sementes salvas para uso próprio, em parte do estado, foi significativamente menor do que as safras anteriores. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, em Dom Pedrito, onde os efeitos da estiagem foram mitigados e as perdas de produtividade foram menores do que nos municípios próximos, observa-se aumento no número de produtores que estão investindo na implementação de uma mistura de plantas de cobertura. Essa mistura geralmente é composta por aveia, nabo, centeio e ervilhaca em proporções variadas.

A tendência surgiu como resposta à necessidade de melhorar as condições físicas do solo, como porosidade e redução da compactação, que são de extrema importância. Além disso, a implementação dessas plantas de cobertura é crucial para reduzir a pressão exercida pelas plantas invasoras, considerando o aumento anual da área de produção orgânica na região e o uso de bioinsumos. O controle de plantas daninhas representa um dos principais desafios enfrentados por esse sistema agrícola.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.