CI

Incertezas marcam ritmo da colheita do milho

Ainda assim, as lavouras apresentam boa qualidade


Foto: Divulgação

O panorama atual da safrinha de milho no Brasil, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), revela o ritmo na colheita da safra 2023. Segundo o levantamento, no estado do Mato Grosso as expectativas são boas, ainda que a colheita evolua de forma lenta. 

O estado de Mato Grosso do Sul encontra-se em uma situação similar, as condições climáticas estão favorecendo o desenvolvimento da cultura. Já em Goiás,  as chuvas recentes trouxeram benefícios às lavouras semeadas mais tardiamente, particularmente na região Sudoeste do estado. A maioria das lavouras está em fase de maturação, mantendo boas condições fitossanitárias.

Outros estados também apresentam progressos significativos. No Maranhão e Tocantins, as áreas semeadas estão majoritariamente nos estágios reprodutivos e em maturação, respectivamente, com boas condições reportadas. Contudo, a redução das chuvas no Piauí tem interferido no enchimento de grãos das lavouras semeadas tardiamente. Já no Pará, a estação seca se intensifica no Sul e Sudoeste do estado, mas as lavouras em estágios finais de maturação estão mantendo o ritmo da colheita. 

Em São Paulo e Minas Gerais, os estágios de desenvolvimento são variados, mas a maior parte das lavouras está na fase de enchimento de grãos, o que evidencia o bom desenvolvimento da cultura. No Paraná, apesar da maioria das lavouras estarem em boa condição, a redução das precipitações resultou em um aumento de lavouras em condições regulares e ruins.

PROGRESSO DA 2ª SAFRA
Semana de 04 a 10 de junho de 2023

Veja abaixo o progresso da colheita

Em Goiás, os percentuais permaneceram estáveis, com 0,0% de avanço na última semana, com um desempenho atrasado em relação à safra anterior. No Piauí e Tocantins, a colheita ainda não iniciou, assim como em São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Tocantins está atrasado em relação ao mesmo período na safra anterior. O avanço fica por conta de Minas Gerais, que mostrou um ligeiro avanço na colheita com 0,4%

Mato Grosso, o maior produtor de milho do país, apresentou um aumento na colheita em relação à semana anterior, passando de 1,6% para 3,7%. Ainda assim, o percentual é inferior aos 10,3% registrados no mesmo período da safra passada. O Paraná, outro grande produtor, não iniciou as operações de colheita.

Considerando os 9 estados mencionados, o avanço da colheita de milho safrinha na última semana foi de 1,7%, o que representa um decréscimo em comparação à safra passada, que apresentou 4,9% para o mesmo período. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.