CI

PR: safra de verão estão em término de plantio

As maiores perdas monetárias foram observadas entre os produtores de fumo do Estado


Foto: Divulgação

Na safra 2023/24, as perdas financeiras impactaram significativamente os produtores de fumo do Estado do Paraná, com um prejuízo estimado em quase R$ 560 milhões e uma perda de 31 mil toneladas do produto. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, as retiradas até o momento foram provenientes de plantas de porte pequeno.

Outras culturas da safra de verão, já em fase final de plantio, também registraram prejuízos estimados em R$ 750 milhões. No entanto, devido ao estágio inicial da safra, esses valores são considerados preliminares. Em várias regiões, especialmente no Sul e no Oeste, a preocupação central recai sobre a baixa luminosidade, que pode impactar o rendimento das atividades. Além disso, a erosão tem sido marcada como um fator agravante.

Além dos danos indicados, os produtores precisaram replantar algumas áreas, o que aumentou os custos, já que mais de um terço dos gastos nestas culturas relacionadas às sementes e à adubação de base.

No caso do arroz irrigado, tradicionalmente mais adequado ao Noroeste do Estado, áreas alagadas por mais de um dia resultaram em uma estimativa de perda de 36,6 mil toneladas.

Entre as principais culturas do Paraná, o milho da segunda safra foi colhido antes das chuvas intensas, aproveitando as temperaturas mais elevadas, culminando em uma produção recorde de 14 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.