CI

Expoagro Afubra movimenta agricultura familiar e coloca as florestas em debate

21 de março representa a celebração das florestas


O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, participou da solenidade de abertura da 17ª Expogro Afubra nesta terça-feira, 21 de março, no Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS). Considerada a maior feira da agricultura familiar do Brasil, a programação vai até o dia 23 de março. Realizada anualmente pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em 2017 a feira tem, pela primeira vez, uma temática específica: floresta. Seminários e palestras sobre o tema serão realizados, além de atrações como apresentação de novas tecnologias, pesquisas e equipamentos voltados não só à preservação florestal, mas ligados também a outras atividades agrícolas. 

Participaram do evento autoridades, representantes de sindicatos, associações, órgãos públicos, produtores, expositores e imprensa. O governo do Estado do Rio Grande do Sul esteve representado pelo vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli, além do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto. Deputados estaduais e federais também prestigiaram a solenidade aberta pelo presidente da Afubra, Benício Werner, que saudou os convidados presentes e ponderou questões que podem influenciar a vida dos pequenos produtores, como a reforma previdenciária e a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica.

FLORESTAS - Além de ser o dia em que a Afubra completa 62 anos de atividades, 21 de março também representa a celebração das florestas, por meio do Dia Mundial da Floresta. Para o setor do tabaco a temática é motivo de comemoração: o índice de cobertura florestal das propriedades dos produtores de tabaco já ultrapassa os 29%. As ações pela preservação e recuperação da Mata Atlântica, assim como o incentivo ao reflorestamento, são alguns dos fatores que determinam esse alto percentual. Mas, segundo Schünke, a conscientização é o fator determinante. "Além do trabalho de orientação sobre a importância da proteção do bioma, reforçada por uma clara exigência contratual junto aos produtores integrados para que a produção e a comercialização de tabaco estejam em conformidade com as normas ambientais vigentes, a escolha do tema pela Expoagro Afubra vem reforçar a mensagem da importância das florestas para o produtor e para o sociedade como um todo", afirma Schünke. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.