CI

Desenvolvimento satisfatório do feijão de 1ª safra

As atividades atualmente estão nas fases de composição e formação de vagens


Foto: Canva

O feijão de primeira safra na região de Caxias do Sul continua apresentando um desenvolvimento superior, mantendo as expectativas de rendimento determinantes no momento da semestre. As atividades atualmente estão nas fases de composição e formação de vagens.

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (15/02), na região de Santa Maria, cerca de 90% das lavouras da primeira safra de feijão já foram colhidas. Os produtores estão intensificando os cuidados culturais para o controle de doenças fúngicas, mantendo a produtividade.

Em Ijuí, a primeira safra de feijão não está no final da colheita, enquanto a semeadura da segunda safra teve um avanço significativo. Apesar da baixa umidade do solo, as máquinas apresentam um estabelecimento considerado regular.

Na região de Soledade, a baixa umidade do solo tem dificultado o avanço na semeadura da segunda safra de feijão, que atingiu 60% de progresso. No entanto, as áreas semeadas mostram um bom estabelecimento, emergência e crescimento inicial das plantas, apesar das condições climáticas desafiadoras.

Em Frederico Westphalen, a colheita das lavouras da primeira safra já alcançou 93% das áreas, restando 2% no enchimento de grãos e 5% na maturação. As condições climáticas detalhadas, combinadas com o manejo realizado pelos agricultores, incluindo o controle de previsões e doenças e a adubação nitrogenada, proporcionam produtividade satisfatória.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar indica que a cotação média do saco de feijão no estado aumentou de R$ 326,25 para R$ 369,00 na última semana, representando uma variação de 13,10%.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.