CI

Criptomoeda protege contra inflação nos fertilizantes

Cibra Coin é uma alternativa às tradicionais operações de “hedge” e “barter”


Foto: Pixabay

Agricultores estão usando a criptomoeda Cibra Coin contra a inflação nos preços dos fertilizantes. Funciona assim: cada unidade do criptoativo equivale a um quilo de fertilizante vendido pela Cibra. Adquirindo esse token, o produtor garante o preço do insumo sem precisar armazenar, podendo ir buscar o adubo quando precisar – sem prazo para resgatar seu produto em qualquer uma das 11 unidades de distribuição da empresa no Brasil.

De acordo com a Cibra, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, sua criptomoeda é uma alternativa às tradicionais operações de “hedge”, que é uma estratégia para proteger o valor de um ativo. Trata-se de uma espécie de “seguro” para o preço que ajuda a limitar os riscos, dando um pouco mais de previsibilidade para o investidor.

Também é uma alternativa ao “barter”, tão praticado ultimamente pelas fornecedoras de insumo. Nesse caso, os agricultores adquirem antecipadamente seu fertilizante, defensivo agrícola ou sementes dando como garantia sua futura produção.

Segundo a Cibra, o seu token é uma forma de “inclusão dos pequenos produtores”. Isso porque, diz a empresa, muitas vezes esses agricultores “não têm recursos para custosas operações de hedge, uma vez que é possível travar os preços dos fertilizantes em pequenos volumes no momento da aquisição do CibraCoin”.

A Cibra Coin é uma chamada “stablecoin”, pois representa o valor de um ativo físico, neste caso, o fertilizante. Outra vantagem apresentada pela emissora do criptoativo é a liquidez, pois é possível negociar o token a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias da semana. “É uma forma de facilitar a compra de fertilizantes. O criptoativo pode ser adquirido e negociado diretamente através da plataforma Stonoex.com, especializada em tokenização de ativos”, conclui a empresa.

A Cibra garante que não há risco de faltar produtos para entrega, mesmo se todos os proprietários da Cibra Coin resolverem trocá-las por fertilizantes simultaneamente. Isso porque sua produção anual é de dois milhões de toneladas – uma oferta muita acima das três mil unidades da moeda já emitidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.