CI

Produção mundial de arroz atinge cerca de 776 milhões de toneladas

O arroz mantém sua posição como o terceiro cereal mais cultivado globalmente


Foto: Divulgação

O arroz mantém sua posição como o terceiro cereal mais cultivado globalmente, liderando o milho e o trigo, com produções massivas de 1,23 bilhão e 786 milhões de toneladas, respectivamente.

Os dados do Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária responsável por monitorar o comércio do agronegócio brasileiro, são minuciosamente analisados ??no Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado por especialistas do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

A produção mundial de arroz em cascata atinge aproximadamente 776 milhões de toneladas, conforme a FAO em 2022, enquanto o volume de arroz processado chega a cerca de 514 milhões de toneladas, de acordo com o USDA em 2024. No Brasil, por sua vez, a produção fica em torno de 10,8 milhões de toneladas. O estado do Paraná registra uma produção modesta, aproximando-se das 120 mil toneladas. Entretanto, é o Rio Grande do Sul que se destaca como o maior produtor nacional desse cereal, com uma estimativa de 7,7 milhões de toneladas, o que representa mais de 70% da produção total do país.

Conforme revelado por uma pesquisa da ABIARROZ em 2019, o consumo médio de arroz por pessoa no Brasil é de 34 kg por ano. Essa evidência evidencia a relevância do arroz como um dos pilares da alimentação básica do país, juntamente com o feijão.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.