CI

RS: Escritório do Irga reforça atenção ao setor arrozeiro da região

Este é o 41º núcleo do gênero instalado pela entidade em todo o estado


Este é o 41º núcleo do gênero instalado pela entidade em todo o estado. Escritório atenderá Venâncio e outros cinco municípios

O setor arrozeiro da região conta a partir de agora com mais um importante instrumento de assistência técnica e de incentivo à produtividade. Na quarta-feira, 17, foi oficializada a implantação na região de Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), que funcionará em sala no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

O escritório do núcleo reforçará o atendimento aos produtores de arroz dos municípios de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires, sob chefia de Alessandro Queiroz. Este será o 41º núcleo do gênero instalado pela entidade em todo o Estado. “Estamos reforçando a atenção à produção de arroz, que é hoje o grão mais consumido em todo o Brasil”, declarou no encontro o presidente do Irga, Cláudio Pereira.

Já o prefeito Airton Artus ressaltou que a instalação do núcleo representa uma ferramenta para consolidar a diversificação da agricultura local. Ele frisou que o núcleo de assistência reforçará as atuações de órgãos como o escritório da Emater-RS/Ascar e o Sindicato Rural no suporte direto ao produtor.

Conforme dados da Emater-RS/Ascar, o arroz é hoje a sexta principal cultura agrícola do município. Para a safra 2014/15, os números indicam a existência de 1,8 mil hectares de área plantada, com previsão de produção total de 14,6 toneladas. Em 2013, Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) do arroz no município atingiu R$ 5 milhões, o que representa 1,6% do total gerado no ano. A produção é destacada nas localidades de Linha Arroio Grande, Coronel Brito, Grão-Pará, Picada Nova, Linha Hansel, Linha Campo Grande, Linha Estrela e Vila Arlindo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.