CI

Líderes Mirins: há uma década ensinando o valor de cooperar

Uma gurizada decidida, cheia de ideias


 

Uma gurizada decidida, cheia de ideias e que veste a camiseta da cooperativa movimentou a sede da Associação de funcionários da Cotrijal nesta quarta-feira (27). O 10º Seminário de Líderes Mirins reuniu 36 crianças e adolescentes, representantes dos núcleos de associados da área de ação da cooperativa.
 
Quebra-cabeças, experimentos e maquetes. Não faltaram dinâmicas criativas para falar sobre a importância de cuidar bem do solo, tema principal do evento, e práticas para fortalecer ainda mais a cooperação entre a garotada. As atividades foram coordenadas pelas professoras Solange Fries e Adélia Fruhauf Gehlen.
 
A menina Júlia Daiane Zílio, 10 anos, de Linha Paquinhas, Colorado, mostrou porque é líder desde os cinco anos. “É muito bom. Sempre aprendo coisas novas”, comentou, empolgada. Ela sonha ser agrônoma e fazer negócios com a Cotrijal. “Eu gosto de ver a soja na lavoura e brincar de fazendinha”, disse.
 
Rafael Franco, 12 anos, é líder mirim da comunidade de Mantigueira, interior de Não-Me-Toque, pelo sexto ano e diz que gosta de participar das reuniões e eventos da cooperativa. “Ser líder é um compromisso e uma forma de aprender mais sobre a cooperativa”, revelou o garoto.
 
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, prestigiou a abertura do seminário e disse estar feliz pelo interesse das crianças e adolescentes, filhos de associados, com as propostas do evento. “Nosso objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes, que representam as suas comunidades, sintam amor pela cooperativa. O nosso desejo é que daqui saiam futuros líderes e conselheiros”, destacou o presidente.
 
Para o vice-presidente e idealizador do projeto, Enio Schroeder, o seminário com a liderança mirim é um trabalho já consolidado na Cotrijal. “O projeto nasceu da ideia de um associado, que solicitou a realização de atividades para as crianças durante as reuniões de núcleo da cooperativa. Hoje essas crianças nos deixam orgulhosos e confiantes no futuro da nossa cooperativa”, disse, no início do evento.
 
O seminário é realizado anualmente pela Cotrijal e tem a coordenação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop). Os líderes mirins, com idades entre 9 e 16 anos, foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
 
Presenças – Também prestigiaram o evento os conselheiros representantes dos líderes de núcleo da Cotrijal, Roveni Lúcia Doneda (Região Sede), José Valdir Kappaun (Região Um), Milton Antônio Marquetti (Região Dois).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.