CI

Cooperação na fronteira

Brasil é hoje, sem dúvida, uma referência em políticas públicas para a agricultura familiar e desenvolvimento rural


Pela primeira vez, Brasil e Uruguai debatem ação conjunta para o desenvolvimento rural em territórios de fronteiras. Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), do Uruguai, se encontram em Santana do Livramento (RS) para troca de experiências em gestão social em territórios rurais e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A oficina é a retomada de um processo, iniciado em 2011, entre os dois países para o fortalecimento das organizações da agricultura familiar. “O Brasil é hoje, sem dúvida, uma referência em políticas públicas para a agricultura familiar e desenvolvimento rural. Muitos países têm nos procurado para algum tipo de cooperação entre governos e o Uruguai é um deles”, explicou o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira.

“Apesar de serem dois países diferentes, as características climáticas, as potencialidades naturais e os desafios são muito semelhantes. A experiência brasileira que queremos levar está referenciada no território, envolvendo a sociedade civil, as instituições de ensino e os organismos de assistência técnica”, acrescentou.

A expectativa é que a cooperação seja feita nos territórios rurais Pampa e Zona Sul do Estado, no Rio Grande do Sul, com os departamentos uruguaios Rivera e Cerro Largo. “Nós esperamos que, após a troca de experiência entre os dois países e uma reflexão sobre os processos metodológicos, seja construído um indicativo de ações entre as instituições dos países e definido o apoio dos governos nacionais nessas regiões”, ressaltou o secretário.

Territórios Rurais

Em todo o Brasil, as iniciativas da SDT buscam incentivar as capacidades humanas e da autogestão dos territórios rurais, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e sociais, além da integração dos territórios rurais ao processo desenvolvimento nacional. Ao todo, existem 239 Territórios Rurais no país.

O primeiro encontro entre os dois países foi realizado em Montevidéu. Este será um projeto-piloto de cooperação nos territórios de fronteira desenvolvido pelo governo brasileiro e que poderá se estender a outros países do Mercosul – Mercado Comum do Sul.

Confira aqui a programação do evento.
http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_24/oficina%20cooperacao%20mda%20mgap%20PORT.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.