CI

Compras e vendas desiguais afetam os preços do arroz

Avanço da colheita também tem contribuído para a queda das cotações do arroz em casca


Foto: Divulgação

O mercado interno do arroz em casca continua a enfrentar uma queda nos preços, de acordo com os últimos relatórios dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A situação é influenciada por uma combinação de fatores, incluindo uma resistência dos vendedores e dificuldades nas vendas para o atacado e o varejo, o que tem pressionado os valores para baixo, incentivando novos negócios.

Além disso, o avanço da colheita também tem contribuído para a queda das cotações do arroz em casca. A disponibilidade aumentada de produto no mercado leva a uma pressão descendente sobre os preços, como apontado pelos especialistas do Cepea.

No que diz respeito às transações externas, as importações brasileiras de arroz em casca continuaram superando os embarques nacionais em fevereiro. Este comportamento é semelhante ao observado no mesmo período do ano anterior. As importações totalizaram 136,61 mil toneladas, representando uma redução de 31% em relação ao mês anterior, porém um aumento de 35,4% em comparação com fevereiro do ano passado. Por outro lado, as exportações atingiram 98,55 mil toneladas, registrando aumentos de 17,83% e 8,74%, respectivamente.

Com as compras superando as vendas em 38 mil toneladas, este foi o quarto déficit nos últimos seis meses, refletindo um desequilíbrio nas transações internacionais de arroz em casca.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.