CI

Arado : ferramenta agrícola mais utilizada pelos produtores rurais

Arado continua sendo o equipamento mais barato no processo de plantio de várias culturas, entre elas a plantação de arroz


Foto: José Luis da Silva Nunes

Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete

O arado continua sendo o equipamento mais barato no processo de plantio de várias culturas, entre elas a plantação de arroz. Os implementos agrícolas são um auxílio fundamental para qualquer produtor rural. 

Na busca pelo aumento da rentabilidade das avouras, tem sido cada vez maior os investimentos  na melhoria do desempenho de máquinas e outros equipamentos, mas apesar de todo o avanço tecnológico algumas ferramentas resistem ao tempo e toda evolução. 

Um exemplo são arados, um dos mais antigos auxílios maquinários usados no preparo do solo e, também na incorporação de adubos e corretivos na área de plantio.  É difícil programar uma plantação sem o uso do equipamento.  Comuns no cultivo do arroz, existem basicamente, dois tipos de arados, aqueles chamados de disco e aiveca. 

Os arados de disco são utilizados com o apoio de  um trator agrícola,  para fazer o corte, elevação e mobilização do material que amontoado no processo de aragem, enquanto Os Arados de aiveca que elevam , torcem e invertem a leiva, fazendo com que os restos de plantas sejam movimentados de maneira mais otimizada  que na técnica implementada com os arados de discos. Neste caso, são mais indicados para a etapa de adubação de cobertura. 

Geralmente, para um melhor aproveitamento de tempo, a área de plantio deve começar a ser trabalhada  logo após uma colheita, sendo nos meses de maio e junho para melhores resultados.  O preparo do solo com o arado deve obedecer a uma programação, que começa mais precisamente 30 dias antes do plantio. 

O arado tem a função potencializada com a substituição dos pneus do trator  pela Roda de Ferro que tem a função de afrouxar o solo e garantir melhor firmeza. 

Tecnicamente, os resultados são satisfatórios e, pelo visto, com base nos ganhos de pequenas lavouras com grande rentabilidade, a tendência é que o equipamento continue útil, principalmente para quem não pode fazer maiores investimentos em máquinas mais caras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.