CI

Diversificação de cultivos gera novas oportunidades no RS

Nos últimos anos a paisagem da metade sul do Rio Grande do Sul tem se modificado


Foto: Divulgação

Nos últimos anos a paisagem da metade sul do Rio Grande do Sul tem se modificado. Segundo dados da Embrapa, o avanço da soja na região, tradicionalmente ocupada pela rizicultura e pecuária, chegou a 64% na última década. Também é neste cenário que cereais como trigo, aveia e triticale começam a ganhar espaço no melhor aproveitamento das áreas no inverno.

Segundo Rafael Luche, gerente de negócios da FertiSystem, em função de questões culturais, a metade sul do Estado sempre esteve vocacionada para as duas atividades (cultivo de arroz e pecuária, bovinos e ovinos). Contudo, na última década começou a ter uma mudança nesse cenário, principalmente com a chegada da soja na região.

A princípio, a oleaginosa foi escolhida como uma alternativa de rotação para combater uma invasora da lavoura de arroz. Mas, devido ao preço atraente de terras e a localização privilegiada para escoamento da produção, estando a cerca de 100 quilômetros do porto de Rio Grande, ganhou força e foi tendo as áreas ampliadas. “Além disso, produtores da metade norte do Estado, empolgados com o valor atrativo das terras, também foram migrando para a metade sul e nesse movimento acabaram levando a cultura do trigo também”, completou o profissional.

Diante dessa diversificação, abriram-se novas oportunidades à classe produtora local. Porém, tanto o cultivo de soja quanto o trigo, em função da grande competitividade e relevância no mercado internacional, exigiram mais tecnologia e nesse sentido a FertiSystem começou a se destacar na região. A empresa desenvolveu e oferece soluções focadas no agro sustentável, um portfólio completo de motores de plantio que facilitam a calibração, fazendo com que a quantidade ideal de sementes e fertilizantes seja depositada. Entre os produtos de destaque estão o IsoPlanter64, o controlador VRA PRO, o sistema TXF MB e o FertiSystem Auto-lub AP NG, todos dentro da aplicação eletrônica.

Com informações da assessoria*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.