CI

Importância das máquinas na produção de arroz

A colheita, é uma etapa relativamente lenta, os grãos de arroz  precisam passar por limpeza, secagem, seleção e empacotamento


Foto: Pixabay

Por Mônica Vieira

O arroz é um alimento simples e rápido de preparar mas, até chegar na mesa do consumidor, o cereal passa por vários e longos processos, a maioria automatizados, utilizando tecnológias de ponta, para facilitar a vida de toda a cadeia de funções, que torna o produto pronto para o consumo. O que significa claramente que, as máquinas exercem, desde muito tempo, um papel fundamental para agilizar todas as fases do plantio e atender as demandas do mercado, cada vez mais exigente. 

O mercado oferece uma infinidade de máquinas com funções diversas, usadas na produção de arroz com a preocupação de evitar perdas e garantir a qualidade dos grãos colhidos. Todas as etapas são trabalhosas, exigem a atuação de máquinas desde a preparacão do solo, mas o processamento do produto, em escala industrial, é bem mais complicado, quando  entram em cena outros equipamentos. 

A colheita, é uma etapa relativamente lenta, os grãos de arroz  precisam passar por limpeza, secagem, seleção e empacotamento. Tudo isso é feito com auxílio de máquinas. 

As selecionadoras ópticas, que atuam com a missão de detectar e remover defeitos como: grãos gessados, manchados, outros qualquer problemas de cor, além de materiais estranhos, permitindo que o  arroz alcance o padrão de qualidade. 

Essas máquinas, desde que começaram a ser usadas provocaram uma verdadeira revolução em termos de agilidade. 
São equipamentos caros, mas que compensam o investimento e, além disso não dispensam a mão de obra especializada, o que garante ainda mais um processo preocupado com a qualidade do arroz que chegará à mesa do consumidor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.