CI

Cuidados com a adubação para o arroz irrigado

Quando o solo  é inundado, como no cultivo do arroz irrigado, naturalmente já  favorece a disponibilidade de nutrientes no solo


Foto: Canva

A região subtropical do Brasil, que compreende os estados da região Sul; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, ainda parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, exige um pouco mais de investimento em adubação quando se trata da cultura do arroz. A principalmente orientação de técnicos agrícolas é que a utilização de insumos seja feita de forma racional para aumentar o nível de nutrientes no solo, assegurando a produtividade. 

De acordo com pesquisas feitas  com base em resultados, as práticas de manejo devem ser integradas à correção da acidez do solo, por exemplo.  Quando é fundamental utilizar o teor de matéria orgânica como estimulo de eficiência de nutrientes minerais; O nitrogênio (N),  serve para verificar quanto existe se potássio e cálcio na área de plantio. 

Quando o solo  é inundado, como no cultivo do arroz irrigado, naturalmente já  favorece a disponibilidade de nutrientes no solo. 

Mas o trabalho que irá apresentar bons resultados é uma soma de técnicas e tecnologias. O produtor sempre deve considerar  o potencial genético das sementes, o tipo de manejo do solo e, as condições climáticas da região de cultivo. 

Quando alguns desses fatores não forem adequados ao solo, à semente e as condições climáticas, os resultados ficarão abaixo do esperado.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.