CI

Adubação do plantio do arroz de sequeiro

Estrategias corretas garantem a produtividade do plantio


Foto: Canva

A adubação é uma etapa fundamental para o crescimento saudável e a produtividade das plantas, e não seria diferente para o arroz de sequeiro. Essa variedade de arroz é cultivada em regiões que não contam com umidade suficiente para a irrigação, sendo dependente das chuvas e outros fatores climáticos naturais. 

Existem dois tipos principais de adubação para o cultivo de arroz de sequeiro, que são a adubação de base e a adubação de cobertura.  Adubação de Base: é realizada no momento do preparo do solo, antes do plantio. Consiste na aplicação de fertilizantes, como adubos químicos ou orgânicos, que fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento inicial das plantas. 

Essa adubação pode ser feita com antecedência, permitindo que o solo absorva os nutrientes e potencialize o desenvolvimento das plantas. Adubação de Cobertura: é feita na aplicação de fertilizantes em etapas posteriores ao plantio, durante a fase de crescimento das plantas para repor os nutrientes que já foram utilizados pelas plantas e garantir o seu crescimento e desenvolvimento até a colheita. 

Além disso, é importante lembrar que o uso excessivo de fertilizantes pode levar a problemas ambientais. 

De maneira geral, a adubação do solo deve ser realizada com antecedência, pelo menos dois meses antes do plantio, para permitir que os nutrientes sejam incorporados completamente ao solo. 

Algumas das principais recomendações para a adubação do arroz de sequeiro incluem: 

- Fazer uma análise do solo para determinar a quantidade de nutrientes disponíveis e identificar possíveis deficiências;
- Utilizar fertilizantes orgânicos ou químicos adequados às necessidades do solo e da planta;
- Realizar a adubação em momentos estratégicos, como na preparação da área, no pré-plantio e na fase vegetativa;
- Evitar o excesso de nutrientes, que pode causar problemas como perda de produtividade e qualidade dos grãos; 

Além disso, é importante ressaltar que a adubação deve ser realizada em conjunto com outras práticas de manejo, como o controle de pragas e doenças, irrigação adequada e rotação de culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.