CI

Demanda global pressionaram as cotações do algodão

Incertezas quanto à demanda global pressionaram as cotações da fibra


Foto: Canva

As cotações da fibra de algodão sofreram pressão significativa no parcial de novembro de 2023, em meio à oferta crescente no mercado e às incertezas quanto à demanda global. De acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), até dia 24/11, os preços do contrato atual na bolsa de Nova York (NY) e da pluma disponível em Mato Grosso permaneceram-se em média em ¢ US$ 78,32/lp e R$ 120,65/@, diminuindo quedas de 8,20% e 4,40% em relação ao mesmo período de outubro de 2023, respectivamente.

Esse cenário adverso pode ser destacado, principalmente, ao avanço da colheita e do processamento do algodão nos Estados Unidos, resultando em uma maior disponibilidade global de fibra, exercendo pressão sobre os valores praticados. Além disso, o mercado mantém sua atenção voltada aos indicadores que refletem a demanda mundial pelo algodão. Apesar de alguns relatórios, como o do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontaram um cenário global favorável, há países que demonstram enfraquecimento em suas compras, contribuindo para a instabilidade nos preços.

Nas próximas semanas, a tendência dos preços da fibra de algodão estará intimamente ligada ao ritmo das exportações. O comportamento desses envios reflete diretamente o consumo global da fibra, tornando-se o principal fator a ditar os rumores do mercado no curto prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.