CI

Lavouras de feijão sofrem com o calor no Paraná

Cenário ainda é positivo para uma safra considerada satisfatória


As lavouras de feijão no estado do Paraná enfrentaram um desafio nesta semana devido ao calor excessivo, resultando em uma deterioração nas condições gerais das plantações. Atualmente, 93% da área plantada apresenta condições consideradas boas, em comparação com os anteriores 98% na semana anterior. Enquanto isso, as lavouras com condições medianas representam 6% do total, enquanto as ruins somam 1%, um aumento em relação aos 2% e zero, respectivamente, anteriormente registrados. Apesar dessa piora, o cenário ainda é positivo para uma safra considerada satisfatória.

Os dados foram revelados no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A expectativa de uma boa produção tem exercido pressão sobre as cotações do feijão, embora de forma prematura, considerando que apenas 1% das lavouras está em fase de maturação e a colheita só deve ganhar volume em abril. Para que esses preços mais baixos sejam concretizados para os produtores e, eventualmente, cheguem aos consumidores, é crucial que as condições climáticas permaneçam favoráveis no Paraná, que detém a maior área dedicada à cultura de feijão no outono.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.