CI

Papel do Zootecnista no Enfrentamento da COVID-19


Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior

Não é de hoje que o agronegócio brasileiro, onde se inclui a agricultura familiar, vem sustentando e propiciando esperanças futuras de fortalecimento econômico para o país, além de garantir de forma permanente a oferta de alimentos e a segurança alimentar da sociedade. Isso graças a aptidão e habilidade dos nossos produtores, profissionais e gestores em estabelecer relações comerciais com o mercado externo, e disponibilizar produtos no mercado interno.

No momento atual, onde enfrentamos a pandemia da COVID-19, essa importância da agropecuária fica mais evidente, pois além de continuar sendo o setor com boas perspectivas econômicas para o Brasil, inclusive na manutenção de boa parte dos empregos no campo, permanece abastecendo a população com produtos em quantidade e qualidade adequadas, a fim de colaborar com a saúde da maioiria dos brasileiros, e evitar situações de pânico pela busca de alimentos, que com certeza agravaria a situação de controle e combate dessa pandemia. 

Nesse cenário, uma das atividades que serve como pilar do setor agropecuário é a Zootecnia, e consequentemente o profissional Zootecnista, que atua diretamente na produção animal, e em suas diversas atividades produtivas e econômicas. Portanto, a oferta de alguns dos produtos, que já fazem parte da nutrição da população, e que continuam disponíveis nas pratileiras do mercado, como: leite, ovos, carnes, e todos seus subprodutos, são produzidos a partir da presença e atuação dos Zootecnistas nas propriedades rurais, a partir da supervisão e orientação técnica aos nossos produtores, garantindo o sustento do homem do campo, assim como a disponibilização de produtos com alta qualidade nutricional.

Além disso, o Zootecnista como Agente Público, atua na tomada de decisão em detrimento ao bem-estar da população, mantendo o funcionamento de alguns programas sociais e governamentais ,como por exemplo: o PAA (entre outros), que é o Programa de Aquisição de Alimentos que incentiva a produção por parte dos pequenos agricultores, e promove o acesso à alimentação as pessoas em situação de insegurança alimentar, que estão presentes nas instituições filantrópicas, assim como escolas e hospitais da rede pública. Assim sendo, a necessidade de fornecimento desses alimentos, em especial para hospitais e asilos (idosos), é extremamente importante, com intuito de fornecer nutrientes essenciais para manutenção ou restabelecimento do bom estado de saúde, de idoso e enfermos, respectivamente. Além de fortalecer o sistema imunológico para combater esse vírus gripal na possibilidade de uma contaminação. 

Diante disso, reconhecemos a colaboração e participação dos Zootecnistas, que atuando em todos os rincões do Brasil, nos diversos segmentos da produção animal, vem contribuindo para que, numa ação coletiva, superemos mais essa adversidade da forma menos dolorosa e sacrificante possível.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.