CI

O servidor público tem consciência de sua responsabilidade?


Vinícius André de Oliveira

No último dia 28 de outubro foi comemorado o dia do servidor público conhecido também como dia do funcionário público. A data celebra o profissional que trabalha em diversas áreas do Poder Público, seja na saúde, na educação, finanças e demais repartições públicas.

Existem servidores públicos nas três esferas de poder: municipal, estadual e federal.

Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado, além dos cargos de confiança. 

Por muitos anos o serviço público foi conhecido como algo fácil e com muitos benefícios. Um sistema caro feito para manter os bem relacionados com uma vida de fartura com contrapartida pequena. A partir dessa imagem, foi dado início a um problema sistêmico em que muitos entregavam suas liberdades em troca de cargos ou favores políticos.

Muita coisa mudou nas últimas décadas, embora ainda existam diversos desafios a serem superados.  A população em sua maioria ainda é carente o suficiente para resistir às ofertas de facilidades prometidas em períodos eleitorais. Os cargos públicos, não oferecem muitas perspectivas de crescimento e ainda contam com a estabilidade, que sem exigir qualidade no exercício das funções públicas acabam por multiplicar profissionais ineficientes e desmotivados.

Raros são os casos em que o servidor entende que a carreira é sua e não da instituição onde exerce suas funções. E, portanto, deve agir de forma pró-ativa e dinâmica, fazendo sempre mais do que o cargo lhe exige independentemente se isso irá resultar em mais retorno financeiro ou outro tipo de vantagem. 

A evolução na carreira e na vida avança conforme absorve-se a incompetência dos outros e aproveita-se o que ela dá como oportunidade.

Muitas pessoas se esquivam do comprometimento de suas posições simplesmente por medo de assumir responsabilidades. E isso é ótimo para aqueles que além da capacidade natural tem a coragem como parceira. É a base perfeita para o sucesso de suas ações e resulta em benefícios para os que dele dependem.

No setor público, especialmente no Brasil, onde a história demonstrou transgressões extremamente prejudiciais à população e onde, por conta disso, criou-se um arcabouço de leis extremamente rígidas na intenção de evitar desvios de conduta e de moralizar o setor, acabou-se por criminalizar praticamente tudo. Com isso, aumentou-se significativamente a precariedade, pois muitas vezes não se tomam as medidas necessárias pelos agentes ou, pelo medo da responsabilização por algum ato mal interpretado, as ações passam de mão em mão sem qualquer definição, penalizando severamente aqueles que aguardam o atendimento de seus anseios. 

Por isso, deve-se reconhecer o comprometimento estrito daqueles que possuem cargos públicos e que realmente arriscam sua vida pessoal, seu patrimônio e o bem estar de sua família para transformar seu trabalho em medidas que beneficiam o próximo preenchendo o sentido do nome servidor público.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.