CI

O que esperarmos para 2012?


Alexandre Andreazzi
Começamos o ano de 2012 da mesma forma que terminamos 2011, cheio de incertezas em relação a solvência de países e bancos na União Européia . Um nível de desemprego elevado na região do Euro e nos Estados Unidos; problemas com déficits públicos, e uma perspectiva de desaceleração econômica em ambas regiões. Somando-se a isso, existe uma grande perspectiva de desaceleração nas economias dos países em desenvolvimento. Os desafios para esse ano não param por ai, para quem pensa que os problemas para 2012 são só econômicos, estão muito enganados, pois atualmente, todos acompanham atentamente os movimentos de Irã e Israel, já que uma possível guerra entre eles, poderia gerar uma elevação no petróleo e trazer mais problemas para economia mundial.
Quais seriam os efeitos na economia com esse cenário ?
Com o agravamento da crise na Europa, em uma visão futurista, podemos ver uma demanda maior por dólar, ou seja, a moeda americana se valorizando frente a outras moedas. A economia americana mesmo enfrentando uma crise, ainda é considerada um porto seguro para investidores, aumentando a demanda pela sua moeda. A conseqüência da valorização do dólar traz uma maior volatilidade para o mercado de commodities, e conseqüentemente uma queda nos preços. Em 2011, uma das grandes preocupações das principais economias mundiais foram os altos preços das commodities que fizeram a inflação pelo mundo disparar. Esse movimento de alta nas commodities foi ajudado, em parte, pelos especuladores que aproveitaram os baixos estoques para especular na compra de commodities.  
Para esse ano, a perspectiva é de um aumento nos estoques mundiais e uma redução nos preços das commodities, em função disso, os especuladores vem reduzindo boa parte de suas posições nas bolsas. Para o produtor, em um primeiro momento, pode não parecer favorável, mas a longo prazo, a redução dos preços deve ajudar os governos no combate a inflação e conseqüentemente afrouxamento maior na política monetária favorecendo um aumento na demanda futura.Com todas essas incertezas globais, abaixo o que poderíamos esperar para o mundo das commodities
•Aumento nos estoques mundiais
•Redução nos preços das commodities
•Especuladores atuando menos no mercado, fugindo de ativos com maiores riscos (exemplo: commodities)
•Um aumento na produção
Esse cenário não esta sendo considerado catástrofes naturais, mudanças no clima ao longo do ano ou uma guerra entre Irã e Israel. Uma guerra poderia gerar mudanças em função do preço do petróleo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.