CI

O mercado financeiro e o cenário para os investimentos


Vinícius André de Oliveira
Investir no Brasil exigirá muito mais disciplina, dedicação e conhecimento. Isso se deve principalmente ao alto nível da instabilidade na economia. Um exemplo disso está na resistência da inflação em convergir em direção à meta de 4,5% a.a., infelizmente o IPCA está na direção contrária e fechou no acumulado de 12 meses até julho em 9,56% a.a.. Outro ponto preocupante é a incapacidade de alcance da meta do superávit primário, o que coloca a credibilidade do país em risco. As agências de risco Standard & Poor’s e Moody’s recentemente baixaram a nota de crédito do Brasil. O próximo passo caso não se apresente solução concreta no curto prazo, ou seja, qualquer medida que indique preocupação em reverter a situação atual será a perda do grau de investimento, conquistado em abril de 2008. Isso certamente seria o caos. Investidores estrangeiros resgatariam todos os seus títulos, pois só podem destinar recursos para países que estão classificados com grau de investimento, como fundos de pensão americanos e europeus. Esse possível acontecimento levaria a uma queda generalizada dos papéis e uma turbulência ainda maior no câmbio pressionando ainda mais o IPCA. O investidor já não consegue rentabilizar sua carteira sem ajuda de um profissional. Em tempos de crise e nervosismo no mercado nada é certo e fica sempre mais difícil se antecipar aos problemas e reduzir perdas.
Há pouco tempo fui questionado sobre onde então investir dado esse cenário? A reposta obviamente não é simples e não se pode indicar uma direção levianamente. Existem ainda bons investimentos como Tesouro Selic e os fundos referenciados DI para um perfil mais conservador devido ao nível da taxa básica de juros e os fundos cambiais para um perfil mais agressivo, mas acredito que o momento pede extrema cautela e nenhum movimento brusco. Mais do que nunca é necessário frieza e manter a carteira em stand-by talvez não seja uma solução ruim.
A mesma pessoa que me fez o questionamento anterior relatava que o IMA-B apresentara queda no mês de julho. Eu coloquei que qualquer ativo de risco nesse momento poderia oferecer tal comportamento. E ele afirmou espantado: mas é renda fixa! Embora o índice mencionado esteja referenciado em uma carteira teórica composta exclusivamente por NTN-B (Notas do Tesouro Nacional) que possuem taxa pré-fixada somada à variação do IPCA no período, devido a todos os condicionantes está longe de ser isento de risco. 
Isso indica que não há mais porto seguro nos investimentos e o mercado financeiro está cada vez mais para os traders full time.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.