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O mercado da laranja brasileira


Argemiro Luís Brum

Com uma produção de cerca de 19 milhões de toneladas, o Brasil responde por 40% do total produzido de laranja de mesa no mundo. Somente o Estado de São Paulo (maior produtor brasileiro - com 70% do total) cultiva 203,8 milhões de pés, o que resulta numa produção de 14,3 milhões de toneladas. Do total produzido no país, entre 4 e 5 milhões de toneladas são consumidos in natura e entre 13 e 14 milhões de toneladas são processadas. A exportação de frutas frescas totalizou 41.000 toneladas no ano de 2007, enquanto a exportação de suco de laranja processado foi de 1,42 milhão de toneladas (de uma produção total de 1,46 milhão de toneladas). A produção brasileira de suco de laranja representa 63% do total produzido no mundo enquanto as exportações atingem 84% do comércio mundial. Dentre os compradores do suco brasileiro, o destaque fica para a União Européia que absorve 64% do total exportado pelo Brasil. Em segundo lugar está o NAFTA (com destaque para os EUA) absorvendo 18% do total, seguido pela Ásia, comprando 9% das exportações do Brasil. Nos últimos sete anos, segundo a SECEX, o suco de laranja brasileiro obteve um preço médio de US$ 789,66 por tonelada exportada. O preço mais elevado foi alcançado em 2007 (US$ 1.120,00/tonelada) e o mais baixo em 2005 (US$ 625,00/tonelada). Em termos de comércio, a citricultura brasileira ainda enfrenta problemas com elevadas tarifas de importação em alguns mercados. Daí a importância das negociações internacionais para que o suco de laranja (e outros produtos agropecuários brasileiros) possa ampliar a sua participação além de conquistar novos mercados.

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