CI

O empreendedor e suas escolhas 


Gabriel Colle

O empreendedor e suas escolhas 

Atualmente ouvimos falar muito em “empreendedorismo”, em “ser empreendedor”, mas será que a definição dessas palavras está tão clara assim para todos nós? Se recorrermos ao dicionário, encontraremos que “empreendedor” é quem empreende”. Esclarecedor? Nem tanto. Mais adiante encontramos o significado de empreender, que é “decidir realizar ou realizar uma tarefa difícil.” Compreender o significado dessas palavras certamente é mais simples do que praticar o empreendedorismo de fato. Estão relacionadas a esse termo muitas outras palavras-chave, como, por exemplo: assumir, enfrentar, superar, ousar, decidir. O processo de tomada de decisões faz parte do dia a dia de um empreendedor. Decidir abrir uma empresa, demitir, contratar, vender, comprar, divulgar, enfim. 

Todos esses verbos que lhe permitem fazer acontecer, mas para fazer acontecer precisamos ter atitude e coragem para decidir. 
A atitude que cada um de nós toma diante dos fatos é o que determina o sucesso de cada um. Henry Ford já dizia: “Não se constrói uma reputação com o que ainda não foi feito”. E fazer bem feito é o que transforma um empreendedor em um empresário de sucesso. Temos vários exemplos de líderes bem-sucedidos que hoje compartilham conosco suas experiências através de livros. Não nos faltam bibliografias com bons exemplos de como atingir o sucesso, quais as características de um empreendedor, como liderar equipes vencedoras, etc. 

Conhecimento não garante aprendizado, temos problemas de aplicabilidade. Sabemos muito, aplicamos pouco. Tomar a decisão certa nem sempre é fácil, mas o que precisamos ter em mente é que planejar é muito importante, saber aonde se quer chegar, ter uma meta em curto, médio e longo prazo. O empreendedor deve estar com o pé no presente e o olho no futuro. O planejamento de uma vida ou de uma carreira pode ser comparado ao de uma viagem. 

Do mesmo modo que as pessoas não sabem viajar, repetindo roteiros conhecidos, mas sem sentido, muitas vezes elas também não sabem programar suas decisões, repetindo ideias consagradas que não passam de clichês.

O empreendedor precisa estar preparado principalmente para escolher e decidir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.