CI

Ferrugem da soja – probabilidade no final do ciclo


Instituto Phytus
Historicamente a região Sul do Brasil apresenta infecções de ferrugem mais tardias se comparado às demais regiões do Brasil. Diversas podem ser as causas: clima favorável somente a partir de fevereiro, cultivares com ciclos mais longos (comparado com as cultivares cultivadas no Cerrado), áreas menores e com logística mais ajustada, que possibilita aplicações mais frequentes em toda a área. Contudo, já foram observadas infecções importantes em janeiro, mas o clima estava favorável.

Este ano observamos um panorama climático desfavorável até a metade de fevereiro, com temperaturas altas, umidade relativa e frequência pluviométrica baixa. Estes fatores climáticos, associados ao controle mais cuidadoso, provocaram uma redução da pressão de inóculo e, até o momento, a frequência de áreas com pressão importante de inóculo é muito baixa. Mesmo que as condições climáticas estejam bastante favoráveis (precipitação frequente e noites com temperaturas amenas) e ainda termos um período ao redor de 30 dias com soja a campo, a possibilidade de a ferrugem tornar-se agressiva e causar dano parece ser pequena.
Em áreas localizadas onde fatores climáticos possam ter sido favoráveis por mais tempo ou nas quais o controle tenha apresentado algum problema, ainda é possível que a ferrugem possa causar dano significativo.  Fica a lição de que o manejo correto desta doença depende tanto da evolução do inóculo (clima
versus propágulos) como de programas de controle preventivos executados durante todo o ciclo da cultura.
Ricardo Balardin - [email protected]
Engenheiro agrônomo, Mestre em Fitotecnia/Fitopatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Crop and Soil Sciences, Plant Pathology, pela Michigan State University. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria e colaborador ad hoc do Instituto Phytus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.