CI

Especulação financeira contra o Brasil.


Ady Raul da Silva

Tem sido amplamente noticiado que os recentes rebaixamentos de classificação do Brasil, são uma manobra especulativa internacional, o que já ocorreu na Ásia, com os países emergentes chamados de Tigres Asiáticos, no México, na Rússia e no Brasil.

Esse rebaixamento feito apenas por alguns bancos enquanto que outros e organizações internacionais, como o FMI, classificam o Brasil como confiável, indica a sua incorreção e natureza especulativa e, já causou elevados prejuízos pela desvalorização de nossos títulos no mercado internacional, pelo aumento de juros na negociação de novos empréstimos e na sua renovação, além de diminuir ou retardar novos investimentos no País.

Entre possíveis soluções para minimizar o seu efeito, uma delas, é o povo retirar as aplicações financeiras desses bancos que operam no Brasil, que estão especulando contra nós e transferi-las para bancos nacionais ou para estrangeiros que não participam dessa especulação.

Foi o que fiz com minhas pequenas aplicações financeiras, apenas uma "formiga" mas, se muitos fizerem o mesmo, eles perderão clientes e lucros, que é importante para eles.

É compreensível que eles cuidem dos interesses de seus acionistas, e obter o maior lucro possível à nossa custa, mas nós temos a obrigação de nos defendermos. Aceitar passivamente as suas ações que nos prejudicam , é um erro grave. Acreditar e aceitar declarações de seus dirigentes locais, que eles não concordam com os relatórios divulgados no exterior e que afetaram os nossos títulos no mercado internacional, é ingenuidade e tolice.

Eles precisam de clientes e se perderem lucros as suas matrizes pensarão duas vezes. antes de especularem contra nós porque os concorrentes ocuparão os seus espaços no nosso mercado.

É preciso considerar que somos a nona maior economia do mundo e portanto um mercado importante. Há necessidade que tenhamos consciência desse valor e não continuarmos a ser subservientes aos seus interesses.

A atitude desses bancos e agentes financeiros que emitiram relatórios contra nós têm sido publicamente condenada pelo Senhor Presidente da República, por quatro candidatos à Presidência, por membros da equipe econômica por dirigentes de partidos políticos e muitos destacados economistas mas, é preciso concretizar em ações a defesa de nossos interesses e a ação do povo é independente, não sujeita a pressões que autoridades estão sujeitas. É por isso que a ação individual é tão importante. Atue, defenda os interesses do seu País, porque estará defendendo o que é seu. Vamos evitar o que está ocorrendo na Argentina. Não se omita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.