CI

Energia limpa


Roberto Ivan Rovagnelli
Silvestre Gonçalvez, jornalista.

A energia nuclear pode ser usada para o bem da humanidade, produzindo energia, mas também pode causar várias guerras e catástrofes como o acidente de Chernobyil em 1986 na antiga União Soviética e o terremoto seguido de um Tsunami no Japão neste mês de março. A energia nuclear carrega consigo dois estigmas inseparáveis: o armazenamento dos resíduos radioativos e o fantasma de um acidente nuclear em uma usina. Utilizam-se energia praticamente em tudo, então quais são as alternativas que encontradas? Existem muitas.

Vamos apenas exemplificar algumas que são menos poluentes e não agridem o meio ambiente e tão pouco ser humano. A agricultura pode produzir energia limpa É inadmissível o Brasil continuar investindo em energia nuclear, bem como o restante do planeta. Pois isto dizimará a vida no planeta, tornando inóspito para qualquer tipo de vida.

Não precisamos disto, temos energia eólica, hidroelétricas, solar, termoelétricas movidas a gás natural ou proveniente da queima de bagaço da cana de açúcar, dentre alternativas, bem como a produção do Biodiesel. São fontes naturais de produção de energia que podemos estar utilizando e ampliando os investimentos, que são insignificantes comparados a instalação de uma usina nuclear e o melhor é que geram muito mais empregos, faz girar a economia local e não produzem resíduos tóxicos.

A agricultura pode ajudar em muito o país superar esta crise energética que é iminente, através da instalação de cata-ventos gigantes em áreas propícias a este tipo de equipamentos, represamento de água corrente em propriedades particulares para mini-hidroelétricas suprindo a energia da população local e ampliar e incentivar novas termoelétricas movidas a resíduos de agricultura, qualquer tipo de palha, bagaço de cana, etc.

São formas de estarmos suprindo a demanda regional com pequenos empreendimentos que melhoram a renda de muitas pessoas, ajudando a economia nacional de forma sustentável aumentando energia elétrica e rendas ao mesmo tempo, muitas propriedades rurais que hoje se encontram ociosas podem contribuir com este tipo de projeto que é de curto em médio prazo. Basta um pouco de discernimento do que é melhor para o Brasil e a boa vontade política de nossos governantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.