CI

É mágico o instante em que eu te encontro!


Edivan Júnior Pommerening

Precisão, treinamento, trabalho em equipe, criatividade, qualidade, inovação, conhecimento, gratidão. Coloque esses ingredientes de uma só vez no liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea. Ao final, acrescente uma pitada de magia e terás a poção do encantamento. Com ela será possível encantar, entregar excelência, conquistar pela emoção, mesmo o cliente mais exigente. Perceba que sem a pitada de magia a poção ficará sem sal.

Certo dia Cortella filosofou, enquanto degustava um talharim ao alho e óleo que sua mãe caprichosamente havia lhe preparado: “– A gente só se encanta quando se encanta. Se eu não estiver encantado com o meu objeto de conhecimento, eu não posso encantar o outro.” Logo, busque o equilíbrio mental, físico, espiritual, emocional e financeiro que o encantamento pessoal virá de lambuja

Em tudo que fizeres, acrescente um tempero, uma pitada de magia, para que a poção não fique insossa. Esse tempero, essa pitada de magia, é o encantamento. Encantar é surpreender, causar perplexidade, preocupar-se verdadeiramente, agradecer de coração, inspirar, não ser previsível. É quando o cliente tocado por sua varinha de condão deixa escapar um: “– Eu não esperava por isso”.

Encantamento vai muito além do óbvio. Encantamento transcende um “bom dia” robotizado, um atendimento rápido (e frio), um preço baixo e/ou um prazo alongado. É um processo que acontece numa vibe superior. E embora seja provável que não conseguirás encantar todos os clientes ao mesmo tempo e com o mesmo encanto, não encare isso como um problema, mas como um desafio.

De que forma medir a eficiência das ações de encantamento? Pelo número e intensidade dos suspiros dados pelo cliente. Às vezes encanta-se com ações complexas, porém, não raro, são as ações mais simples e leais que deixam as pessoas de queixo caído, enfeitiçadas. É bom lembrar que encantos não duram para sempre, motivo pelo qual requerem periódicas doses de sobrevida.

Bob Marley, numa noite qualquer na Jamaica, enquanto tocava seu reggae, profetizou: “– A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego." Encante-se pela vida, perca o fôlego, faça sua equipe maravilhar-se pela sua liderança leal e surpreendente. Em paralelo, faça o cliente respirar ofegante ao canto da sua imprevisibilidade.

Se “encantar” não é impossível, então, “atender” não é suficiente. Atender é das águas turbulentas do oceano vermelho. Encantar é das águas tranquilas do oceano azul. Portanto, encante, seduza, hipnotize! Faça isso e verás que não necessariamente com palavras, mas com expressões, o cliente lhe dirá: “– É mágico o instante em que eu te encontro”. Esse é o seu, o meu, o nosso compromisso!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.