CI

Diarreia na bezerrada um desafio para a estação chuvosa


Denise Zamboni Telles
               Um dos grandes desafios enfrentados na estação chuvosa são as diarreias, muito comuns em bezerros, principalmente em recém-nascidos. A doença pode persistir por vários dias, e resultar em desnutrição, emagrecimento e fraqueza profunda. Na forma aguda é caracterizada pela desidratação progressiva e morte, muitas vezes em apenas 12 horas.
Vários são os agentes causadores da diarreia: agentes infecciosos presentes no ambiente (bactérias, vírus e protozoários), que nesta época do ano se agravam com a umidade, barro, ambiente sujo e contaminado. Outras causas se destacam pela deficiência no manejo, entre eles o fornecimento correto do colostro, primeira e única defesa adquirida pelos animais nesta fase inicial da vida.
                 Para o controle da doença, algumas medidas de manejo se tornam importantes:
1) Isolar os doentes para evitar a transmissão da doença aos demais bezerros através das fezes;
2) Manter o bezerreiro seco, pois os agentes causadores de doenças se reproduzem melhor em locais úmidos;
3) Não manter grande número de animais em espaços reduzidos;
4) Certificar-se que a área destinada aos bezerros é adequadamente ventilada e ensolarada (a luz do sol ajuda a eliminar os agentes patogênicos);
5) Combater o excesso de moscas, pois são disseminadoras de doenças;
6) Seguir, sob orientação veterinária, um calendário de vermifugação, ressaltando que bezerros são mais suscetíveis que adultos nessa questão, ou seja, bezerros devem ser desverminados com mais frequência que animais adultos;
8) Nunca misture água ao leite do bezerro;
9) O fornecimento de leite ao bezerro pode ser reduzido em até 50% até a regularização do fluxo intestinal;
10) Fornecer os medicamentos Homeopáticos Homeobase Entero 100 como preventivo, diariamente no leite (balde/mamadeira). O fornecimento para as mães nos últimos 60 dias de gestação, e primeiros meses de lactação, garantem um colostro de melhor qualidade; e/ou a Dia 100, uma bisnaga de uso oral, indicada para o tratamento das diarreias.
             Ausência de resíduos e resistência, melhora no sistema imunológico dos animais, restabelecimento da flora intestinal, saúde e bem estar animal, são alguns de muitos diferenciais na utilização da Homeopatia Populacional.
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.