CI

Controle de doenças do arroz


Instituto Phytus
Nas últimas safras têm-se verificado o aumento da ocorrência de doenças na cultura do arroz. O impacto negativo das doenças nesta cultura tem sido maior nas cultivares e híbridos novos, de alto potencial produtivo. A redução de área foliar pelo ataque de doenças possui efeito direto na expressão do potencial produtivo, o que fica mais evidente nestes materiais. Além disso, doenças de colmo e de panícula têm comprometido o aumento de teto produtivo da cultura.
A mancha parda (Bipolaris oryzae) e a brusone da folha e da base da panícula (Magnapothe grisea, Pyricularia grisea) por muitos anos foram consideradas as principais doenças do arroz. Hoje, outras doenças, antes consideradas de importância secundária, têm causado danos consideráveis, como o caso da mancha estreita (Cercospora oryzae), do complexo de lesões da bainha (Rhizoctonia oryzae Rycker & Gooch, Rhizoctonia solani Khün, Sarocladium oryzae (Sawada) W. Gams & D. Hawksworth) e as manchas de glumas (Drechslera oryzae, Alternaria padwickii, Phoma sp., Nigrospora sp., Epicocum spp., Curvularia lunata e Fusarium sp.).
O sucesso no controle do complexo de doenças do arroz passa por um ajuste de posicionamento da aplicação de fungicidas. O momento da aplicação deve levar em conta o histórico da área, a época de semeadura, a cultivar utilizada e a condição climática. Nesse sentido, o controle químico fixado a partir da emissão de panículas pode, em muitos casos, ser tardio. Em condições favoráveis às doenças, se faz necessária a antecipação da aplicação de fungicidas para o emborrachamento ou até na elongação. A proteção química deve ser focada em redução de inóculo inicial, na manutenção de área fotossinteticamente ativa na planta e na redução da transferência do fungo da folha para a panícula.
Mônica Paula Debortoli, fitopatologista e Coordenadora de Processos do Instituto Phytus. É engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em engenharia agrícola pela mesma instituição.
Contato: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.