CI

Como os impactos de iniciativas como o From Farm To Fork e Food Systems Summit Action Track 5 (AT5) podem impactar os distribuidores de insumos brasileiros.


Opinião Livre

Renato Seraphim, especialista em agronegócio

Acredito que muitas pessoas do Ministério da Agricultura, do Governo Federal, Universidades e Associações de classe estão acompanhando esses temas, mas em recente discussão onde estiveram presentes a Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), ARA (Agricultural Retailers Association), e as associações de classe de distribuidores do Canadá (Canadian Association of Agri-Retailers) e Austrália (AgLink Australia Pty Ltd) , onde tivemos o prazer de participar, nos levaram a alguns questionamentos como:

- Os distribuidores de insumos estão atentos a essas discussões?
- Os distribuidores estão sendo envolvidos nessas discussões?
- O que é necessário ser feito para minimizar os impactos dessas discussões?
- Quais serão os impactos para os clientes do sistema de distribuição, os agricultores brasileiros, americanos, canadenses e australianos?
    Iniciativas como a From farm to fork, que almejam por um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente, embora entendíveis e ideologicamente corretos, são capazes de causar impactos econômicos devastadores senão bem discutidos. Eles apelam para restrições à utilização de certos insumos agrícolas na produção agrícola, bem como na construção de sistemas integrados de produção e de gestão de riscos para os sistemas alimentares na União Européia até 2030. 
     A proposta compromete-se a utilizar as políticas comerciais da Comissão Europeia e outros esforços internacionais para promover uma visão da sustentabilidade na agricultura, o que pode ter implicações para além dos países da União Europeia e no nosso caso, atingir em cheio a agricultura brasileira.
 Sabemos muito bem como os países ricos utilizam desses subterfúgios para punir a nossa competitividade e precisamos estar atentos e sentados nas mesas de discussões.

Para ler na íntegra, acesse aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.