CI

Conversão alimentar e ganho de peso


Denise Zamboni Telles
A terminação de bovinos em confinamento possibilita destinar mais animais para abate por ano, aumentando os ganhos em produtividade. A possibilidade de ganhos na valorização da @ de boi magro para boi gordo, melhor acabamento, aumento do rendimento de carcaça e redução da lotação das pastagens na época seca, são pontos que tornam a engorda em confinamento atrativa para o pecuarista.

Sob o ponto de vista biológico, a eficiência é traduzida pela conversão alimentar, que refere-se ao quanto de alimento é ingerido (na base matéria seca) para que o animal ganhe um quilo de peso vivo.

 Por exemplo:
 Se em um lote de animais a ingestão média de matéria seca (MS) for de 10,5 kg durante o período de confinamento e o ganho de peso obtido for de 1,25 kg/dia, a conversão alimentar será de 8,4 kg de MS/kg de ganho. Se em outro lote o ganho de peso for de 1,10 kg/dia para o mesmo consumo e dieta, a conversão alimentar será de 9,5 kg de MS/kg de ganho, ou 13% maior.

Do ponto de vista econômico, a eficiência pode ser avaliada pelo custo do ganho de peso ou em termos mais práticos, pelo custo da @ engordada.

O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica. Quanto melhor for à conversão alimentar para uma mesma dieta, menor será o custo da @ engordada.

Para isso, o tratamento homeopático vem ganhando espaço na saúde animal e auxilia na redução do estresse, melhora na conversão alimentar e eficiência no ganho de peso. A homeopatia age estimulando o sistema imunológico do indivíduo a se defender da doença, promovendo o Equilíbrio Orgânico. Um grande diferencial do tratamento homeopático é a ausência total de toxidez com impossibilidade absoluta de deixar resíduos na carne ou no leite.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.