CI

Breve história da Homeopatia Populacional


Denise Zamboni Telles
No final do século XVIII, o médico Samuel HAHNEMANN apresentou ao mundo um novo e revolucionário método de tratamento, batizado por ele de Homeopatia. Este método inicialmente voltado apenas para seres humanos se baseava e reportava em conhecimentos de um período anterior, muito mais antigo.
Quatro séculos antes de Cristo, na Grécia, berço do conhecimento ocidental, a cultura helênica florescia com Sócrates e Platão, que tiveram a preocupação de lançar suas ideias sobre o Homem e sobre Filosofia.
Neste ambiente extraordinário de grandes pensadores viveu HIPÓCRATES, hoje denominado o Pai da Medicina. HIPÓCRATES é reconhecido por ter se preocupado em registrar (escritos) todos os conhecimentos médicos de sua época. Segundo ele, seriam três os grandes princípios ou leis de cura das doenças, a saber:
"Natura Medicatrix”- “A natureza é o médico das doenças. A natureza sem instrução e sem saber faz aquilo que é mais conveniente”.
“Contraria Contraribus Curantur”- “Se conhecemos a causa da doença estaremos em condição de administrar o que é útil, tomando nos contrários a indicação dos remédios”. Em outras palavras, os contrários são os remédios dos contrários, pois os tratamentos são supressão ou suplementação: supressão do que está em excesso e suplementação do que está em falta.
“Similia Similibus Curantur”- “A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes que se administra, o paciente volta da doença à saúde. A febre é suprimida por aquilo que a produz e é produzida por aquilo que a suprime. O que produz a estrangúria que não existe, cura a estrangúria que existe”.
HAHNEMANN (1755-1843), alemão nascido em Meissen, teve o indiscutível mérito de redescobrir e trazer novamente a tona, a Lei dos Semelhantes sobre a qual se baseia a Homeopatia. Em decorrência desta releitura, entende-se que determinada doença é curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença.
Não se trata de um princípio criado ou forjado para justificar uma determinada forma terapêutica, trata-se de uma Lei Natural, que teve sua existência reconhecida e comprovada pelo homem desde a mais remota antiguidade.
Como terapêutica individual no sentido curativo, a HOMEOPATIA vem sendo utilizada com grande sucesso não só por Médicos, como também por Médicos Veterinários e Odontólogos no dia-a-dia do exercício profissional.
Outro expoente alemão, o veterinário WILHEM LUX (1777-1849), contemporâneo de HAHNEMANN, foi o primeiro a adotar o novo tratamento em animais, tendo-o ampliado, ao tratar epidemias em rebanhos (tratamento coletivo do carbúnculo e do mormo). Para tal, utilizou-se, além dos medicamentos de HAHNEMANN, de outra categoria de medicamentos chamados de Isoterápicos, isto é, medicamentos preparados (conforme as técnicas específicas da Homeopatia) a partir de excreções, fluidos e outros produtos patológicos dos doentes. Nascia a Isopatia, legítima contribuição da Medicina Veterinária ao mundo.
Estas terapêuticas vêm sendo utilizadas no mundo inteiro ao longo destes mais de 200 anos, com resultados e alta eficácia, dessarte às, já históricas, posições contrárias. Estas oposições decorrem quase sempre do total desconhecimento.
Em 1954, no Brasil e na França, é publicado o primeiro estudo científico, relatando o sucesso na Clínica Médica Veterinária com o uso da Homeopatia em animais. O trabalho “A propôs d´cas de Èczeme du Chien” – publicado pelo jovem Prof. Dr Claudio Martins Real (1954).
No final da década de 1980, estudos de campo, com o fornecimento de produtos homeopáticos para grupos de porcos e aves, não com intenção curativa, mas com intuito zootécnico, publicados no Chile (MV Flávio Briones), relataram sucessos.
Entretanto, foi no Brasil a partir da década de 80, que começou a se expandir o uso em rebanhos de produção, tendo se tornado mais uma ferramenta tecnológica para o aumento da produtividade dos rebanhos. Este foi o nascimento do método chamado de HOMEOPATIA POPULACIONAL, batizado por seu idealizador, o Prof Dr Claudio Martins Real.
Àquela época a região Centro-Oeste do Brasil era a fronteira pecuária. A conquista do Cerrado significou a intensificação da produção com a implantação de novas gramíneas importadas. Estas “novidades” (maior lotação e novas espécies de pastagens) logo demonstraram-se também problemáticas. Os rebanhos passaram a apresentar diversas patologias “novas” como a Cara Inchada e as Mortes Súbitas.
Visando evitar estes problemas, após longo período de estudo, necrópsias e análises bioquímicas, iniciou-se em 1987 a utilização de produtos homeopáticos incorporados às misturas minerais fornecidas aos rebanhos. Esta ideia, ao mesmo tempo original e simples, permitiria que ao lamberem o suplemento mineral, pelo menos uma vez ao dia, recebessem a dose medicamentosa e a HOMEOPATIA poderia agir.
O método não invasivo e de baixo custo, revelou-se um sucesso imediato. O primeiro experimento de fôlego durou 552 dias e foi realizado na “Fazenda Oriente” em Água Clara/MS. Um lote homogêneo de 550 vacas nelore foi dividido em três. A lotação foi de uma UA por hectare. Cada lote passou a dispor de dois pastos limítrofes, de Brachiaria decumbens de mesma época de formação e mesma aguada. A única diferença foram os suplementos minerais utilizados.
O Lote 1 recebeu o suplemento usual da fazenda com 43g P/kg, denominado Sal Oriente. O Lote 2 recebeu mistura mineral amplamente consumida no país com 87g P/kg adquirido no comércio e que se denominou de Sal do Comércio. O Lote 3 recebeu o sal mineral com produtos Homeopáticos, com 43 g P/kg, denominado Sal Real.
Ao final do 2º período de monta, no encerramento do experimento, as vacas do Lote 3 apresentaram um ganho de carcaça de 73 kg contra 33 kg nos outros dois. O melhor estado corporal das vacas do Lote 3 com produtos homeopáticos se refletiu na fertilidade do segundo ano, tendo as vacas do Lote 3, concebido mais cedo, com diferença estatística muito significativa sobre os outros dois lotes. O lote de bezerros tratados com o Sal Real também se beneficiou com o tratamento, isto se comprovou na pesagem total dos lotes de bezerros. Assim, com um bezerro a menos que o lote do Sal do Comércio, pesou mais 1.284 quilos (+ 9,37%) em 21/12/90 e mais 3.181 kg (+12,99%) em 15/05/91, mostrando não só que os bezerros gerados, gestados e amamentados com sal aditivado com produtos homeopáticos, tiveram melhor desempenho, como também que este desempenho apresenta tendência a aumentar com o transcurso do tempo. Além das vacas do Lote 3 ganharem mais peso, produzirem a desmama mais pesada e emprenharem mais cedo, os funcionários da Fazenda Oriente perceberam que os animais do Lote 3 eram mais calmos quando manejados e que havia sobra de pasto nos piquetes. Esta nova forma de utilizar a Homeopatia, tratando rebanhos inteiros, significou dentro da Doutrina Homeopatia uma ruptura de paradigma. A Homeopatia, sob esta nova ótica, deixa de ser INDIVIDUAL e CURATIVA, ampliando-se para o uso POPULACIONAL e ESTIMULATÓRIO além de também ser CURATIVA.
A Homeopatia Populacional por se utilizar de princípios medicamentosos altamente diluídos e dinamizados, não causa qualquer dano nem deixa resíduos no organismo animal.
Esta condição se revelou uma solução ideal.
A ausência de resíduos, na carne ou no leite, o fato de não ser invasiva (uso de injeções) que implica em movimentar e estressar os animais e por sua praticidade de implantação, entre outras vantagens, vem lhe dando maior espaço nas propriedades rurais. A Homeopatia Populacional vem vencendo o tradicional uso de produtos convencionais, que produzem, via de regra, toxicidade, resistência microbiana e parasitária, com custos elevados.
Seu uso está conforme as tendências do mercado nacional e internacional.
Os medicamentos homeopáticos, devidamente estudados, experimentados e cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), trazem benefícios aos produtores, aos peões, ao meio ambiente e aos consumidores em geral.
HOMEOPATIA POPULACIONAL contribuição brasileira para um mundo mais limpo e sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.