CI

Armazenagem de Precisão


Adriano Mallet
Este tema é complexo, mas importante colocar em pauta para criar um conceito. Hoje possuímos a Agricultura de Precisão, a qual está focada no conjunto de técnicas e práticas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua viabilidade espacial e que podemos chamar de Plantio de Precisão.
Analisando esse conceito, a Agricultura de Precisão dentro de uma visão sistêmica, podemos afirmar que também possuímos uma Armazenagem de Precisão, onde existe um conjunto de técnicas que possibilitam ao produtor ou armazenador realizarem o gerenciamento da unidade, com maior precisão das máquinas e da própria massa de grãos.
Este conjunto de ferramentas viabiliza, além do gerenciamento com maior precisão, também a administração de uma ou mais unidades simultaneamente, a uma distância indeterminada. Exemplificando: um silo na lavoura é operacionalizado “in loco” e, ao mesmo tempo, pode também ser monitorado e operacionalizado a partir de um centro urbano.
Esse acompanhamento abrange a massa de grãos contida no interior dos silos e armazéns, analisando o volume e a temperatura (termometria) de armazenagem, o acionamento do sistema de aeração e a identificação de situações críticas (riscos), possibilitando as tomadas de decisão mais rápidas e eficazes.
Ainda podemos incluir a precisão que temos no processo de secagem, com sistemas que monitoram a temperatura de secagem (ar e grãos), umidade final da massa de grãos, pressão interna, umidade relativa, fluxo de secagem (tlh) e rendimento do secador, tanto no que diz respeito à capacidade de secagem como também térmico, com todos estes dados registrados através de planilhas e relatórios gráficos.
Estes equipamentos detectam as fontes de erros, possibilitando métodos de correção eficazes. São dotados de programas computadorizados para conexão de dados, sensoriamento direto ou remoto para avaliação, coleta de amostragem para análise das características da massa de grãos, mapeamento do rendimento dos equipamentos da unidade armazenadora e viabilidade de calibração imediata, proporcionando tomadas de decisões rápidas, estratégia de ações e novos rumos de operação. Armazenagem de Precisão é ter informações corretas, precisas e se completa com decisões exatas.
Dentro dessa mencionada visão sistêmica da cadeia onde estamos envolvidos, consideramos que o Brasil Agrícola também possui uma armazenagem com maior precisão de informações, com menos riscos de erros. Concluímos que Agricultura de Precisão tem um conceito amplo de aplicação, remetendo o foco para maior lucratividade do negócio e tem que ser considerada como um círculo contínuo, composto por várias etapas: Plantio, Armazenagem e outras.
O Brasil possui agricultura de precisão, não somente para o plantio das lavouras, mas também para a armazenagem de grãos. Ambos visam contribuir com o produtor para alcançar a melhor rentabilidade, reduzindo a chamada “Perda de Valor” na safra, que detectamos somente quando fecha o circuito do negócio, na hora da  comercialização.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.