CI

Ações do Pecuária + Eficiente para Redução do Desmatamento


Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior

Diante do crescimento do setor da pecuária e a eminente pressão que a atividade sofre para se ajustar aos padrões mais modernos de desenvolvimento socioambiental, sanitário, produtivo e econômico, bem como a Amazônia se tornar a região para a expansão da pecuária com responsabilidade ambiental, o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA), vem propondo ações para intervir positivamente neste cenário, difundindo e aplicando tecnologias para que a pecuária continue crescendo sem que haja pressão sobre a floresta.

Nesse sentido, o Estado do Acre vem conduzindo o Projeto Pecuária + Eficiente como parte de um programa de incentivo à produção de proteína animal, apoiado com os recursos Programa REM Fase II, uma iniciativa da Alemanha e Reino Unido, que apoia ações voltadas para recuperação de áreas degradadas e proteção da floresta, para o estímulo às cadeias produtivas sustentáveis, por meio da implantação do Subprograma Pecuária Diversificada Sustentável.

Atualmente, com a parceria internacional, o Pecuária + Eficiente desenvolve atividades de implementação de 18 unidades demonstrativas (UDs), englobando todas as regionais do Estado (Baixo e Alto Acre, Purus, Tarauacá e Envira, e Juruá), beneficiando pequenos produtores rurais que exerçam a pecuária de corte e/ou leite comprometidos com a aplicação das técnicas e uso de tecnologias de manejo que resultem na recuperação de áreas degradadas e na redução do desmatamento.

Os trabalhos desenvolvidos nas UDs consistem na melhoria dos índices de produtividade por unidade de área (hectare), com o adequado manejo das pastagens, melhoramento genético do rebanho, e controle dos índices zootécnicos e econômicos da atividade. Para tanto, cada UD foi contemplada com um aporte inicial de insumos agrícolas, calcário e adubos (uréia, superfosfato simples, cloreto de potássio e micronutrientes), para promover a intensificação na utilização da pastagem, elevando-se a taxa de lotação animal, assim como, está sendo disponibilizado um programa de trabalho para elevar a genética do rebanho, com a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), a partir da disponibilização de sêmen de touros com alto potencial genético, e o fornecimento dos insumos e serviços técnicos necessários para implementação da tecnologia .

Com a execução e desenvolvimento dessas ações do Projeto, pretende-se contribuir com a redução nas emissões de carbono no Estado do Acre, com ênfase àquelas apoiadas pelo Programa REM, visando promover a sustentabilidade do Programa de Incentivo aos Serviços Ambientais do Carbono (Programa ISA Carbono) do Sistema de Incentivos para Serviços Ambientais (SISA).

Nesse sentido, além das atividades já desenvolvidas e executadas no âmbito do Projeto Pecuária + Eficiente, nos anos de 2022 e 2023, em continuidade das atividades previstas no cronograma de execução do Projeto, serão adquiridos mais insumos agrícolas (calcário), que uma vez fornecidos aos produtores e aplicados no solo, proporcionarão a recuperação de áreas alteradas e/ou degradadas para produção de forragem, potencializando a capacidade produtiva e econômica das propriedades rurais, seguindo os critérios técnicos para um desenvolvimento sustentável na região.

Com esse intuito, de maximização da capacidade produtiva e econômica das propriedades de forma sustentável, as atividades que serão desenvolvidas pelo Projeto visam o atendimento de 200 famílias ligadas a atividade da pecuária de corte e/ou leite, bem como promover a recuperação de 2.000 hectares de pastagem degradadas.

Portanto, a partir do acompanhamento técnico das 18 UDs para pecuária de corte e/ou leite, e a recuperação de áreas com pastagens degradadas, as ações do Projeto Pecuária + Eficiente servirão de parâmetros para disseminar as técnicas e tecnologias aplicadas na atividade e fortalecer a produção de proteína animal de baixo carbono, estimulando os investimentos em práticas produtivas sustentáveis para redução do desmatamento e da emissão de carbono.

Saiba mais - O Estado do Acre desenvolve, por meio de suas secretarias e autarquias, com apoio financeiro do REM, quatro subprogramas que beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas, por meio de projetos voltados aos territórios indígenas, produção familiar sustentável, pecuária diversificada sustentável, e fortalecimento do Sisa e mecanismos de Redução do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). A sigla REM significa REDD Early Movers, em português REDD+ para pioneiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.