CI

Abelhas agricultoras


Decio Luiz Gazzoni

 

          Um novo ano letivo se inicia e temos leitores pais, avós e tios de estudantes do ensino fundamental. Que são amigos de outros parentes de estudantes. Aproveito a oportunidade para lançar um repto a todos: vamos pugnar para que nossas escolas de ensino fundamental, em todo o Brasil, insiram em suas atividades a cartilha “Abelhas agricultoras”, a qual pode ser acessada e impressa em bit.ly/40N5lif. Essa ação, protagonizada por quatro estudantes da UFPR compõe o Projeto “Serviços Ecossistêmicos para uma Agricultura Resiliente e Sustentável”, desenvolvido na região de produção agrícola da Bacia do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais-PR.

          De acordo com os autores, seu objetivo é apoiar o ensino de Ecologia nas salas de aula, mas que também alcance qualquer pessoa interessada em saber mais sobre as ajudantes da produção de alimentos.

 

Conceitos básicos

            Escrita em linguagem adequada para o público que pretende atingir, ela se divide em quatro capítulos, cada qual com subcapítulos específicos. Em cada um deles, há uma seção descritiva, que aborda conceitos e explicações didáticas, seguida de outra – denominada “Para treinar”-, que incentiva a reflexão sobre o texto anterior, com atividades que visam fixar o aprendizado e motivar o estudante para incorporar em seus valores o que foi aprendido, de uma forma atrativa e lúdica.

            O primeiro capítulo é “Biologia Floral e Reprodutiva”, abordando a importância das plantas, em especial o seu processo de reprodução, que inicia com as flores e finaliza com as sementes e os frutos. No bojo dos ensinamentos é apresentada a estrutura estereotipada de uma flor, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.

            O segundo capítulo aprofunda o tema “Interações ecológicas”. Esse capítulo leva ao estudante os conceitos de redes de interações, a ecologia das paisagens e debruça-se sobre pormenores, como as abelhas pilhadoras, mostrando as diferentes relações entre organismos na natureza, que nem sempre são benéficas para ambas as partes.

 

O serviço ecossistêmico

            O terceiro capítulo ingressa em um tema de elevada relevância prática: “Agricultura e Polinização”. São detalhados temas como a relação entre polinização e produção e sua qualidade, a importância da polinização para os cultivos agrícolas, com uma seção especificamente destinada à agricultura familiar.

            O último capítulo (Explorando o mundo da polinização) organiza as fontes consultadas pelas autoras para elaborar a cartilha, porém faz parte do conjunto de atividades. Ou seja, o estudante é incentivado a continuar, aprofundar e consolidar o aprendizado fora do ambiente escolar, em seu lar ou com seus amigos, de maneira a formar sua própria opinião, indo além do texto contido na cartilha. Todos os textos referenciados são hiperlincados, de maneira que o estudante os acessa por um único clique.

            Ao final, os autores incluíram um gabarito das atividades, para facilitar as correções e comentários adicionais.

 

Ação meritória

            Aplaudimos a iniciativa dessa cartilha, que possui incontestável mérito do ponto de vista de educação ambiental e do entendimento das relações umbilicais existentes entre agricultura e ambiente. Utilizando a polinização e os polinizadores como tema de estudo, vislumbramos que uma vez motivados, os estudantes podem se interessar por entender a importância dos serviços ecossistêmicos. Não apenas para a produção agrícola, mas para o conjunto de atividades humanas, que tornam possível a vida no planeta Terra como a conhecemos.

            Em suma, ao incentivarmos as escolas de nossos filhos e netos a introduzirem a cartilha "Abelhas agricultoras” entre suas atividades pedagógicas, contribuímos para moldar uma geração futura que melhor entenda a importância dos serviços ecossistêmicos para o bem estar da Humanidade.

 

O autor é engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja e membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.