CI

A aplicação de soluções digitais para incentivar o uso de produtos biológicos e fertilizantes especiais a fim de aumentar a produtividade no Brasil.


Opinião Livre

Renato Cesar Seraphim, especialista em agronegócio

Em meu artigo anterior tive a oportunidade de escrever sobre o crescimento dos produtos Biológicos no Brasil para o controle de pragas e doenças, e citei que um dos maiores problemas que esse mercado enfrenta para um maior crescimento é a dificuldade de mostrar aos agricultores o quanto esses produtos ajudam no controle e no aumento de produtividade. 

No futuro, isso será ainda mais difícil, pois várias empresas estão entrando nesse mercado, o que vai fazer com que a competição aumente significativamente, e como a entrada nesse mercado é mais fácil que no mercado de proteção de cultivos, irão surgir várias empresas com baixa qualidade de produtos e de expertise técnica, resultando em falta de credibilidade e de baixa eficácia, cenário esse, que já que vimos acontecer no uso de bio-estimulantes e fertilizantes especiais, que fizeram com que essa falta de credibilidade e excesso de competição gerasse um ambiente de desconfiança e às vezes até em um tom de jocosidade com o setor. 

Sabendo da importância desses produtos para a agricultura, tenho buscado em meus contatos e na literatura, quais soluções podem ser utilizadas para gerarmos recomendações que possam assegurar aos agrônomos e agricultores a melhor eficácia, o melhor uso desses produtos e quais dessas soluções são as mais abertas e simples a todos.

O controle com produtos Biológicos necessita ser totalmente preventivo, constante e em associação com outras ferramentas de controle como os químicos, rotação de cultivos etc.., e para isso necessitamos saber com mais detalhes os históricos das áreas, de cultivos e de produtividade, que possam nos auxiliar, seja na recomendação, ou no uso. 

O mesmo acontece com os bio-estimulantes e fertilizantes especiais, onde em virtude de nossos solos pobres, nossas variedades de ciclo curto e o plantio de 2-3 cultivos por ano, o uso desses produtos é, e será cada vez mais inevitável. 

- Mas como fazer a melhor recomendação? 
- Como saber o momento certo de aplicação?
- Qual a melhor formulação?
- etc...

Veja o artigo na integra: clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.