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Método prova que inteligência não tem classe social


Eduardo Raia

MenteInovadora quebra paradigmas e prova que inteligência se aprende, e que existem métodos e ferramentas para ensinar e desenvolver a inteligência, independente do meio social da criança.

“Os resultados nos surpreenderam, em apenas três meses de implantação o método MenteInovadora mudou a vida de mais de 300 crianças da Escola Filantrópica Tabor, aqui da comunidade Tabor, em São Mateus, periferia de São Paulo”. Afirma a vice-diretora da escola e responsável pelo projeto Marinêz Rita Santaniello.

O que mudou na vida das crianças foi listado pela Vice-diretora Marinêz:

#  Sensível melhora no comportamento dos alunos, na escola e em casa.

#  A disciplina cresceu  dentro da sala de aula.

#  A concentração e interesse proporcionaram um ganho pedagógico muito grande.

#   Praticamente não há faltas nas aulas de MenteInovadora.

# Os relacionamentos, alunos entre alunos e alunos entre professores estão mais fáceis, pois o método estimula a interação.

#  Os pais ouvem os filhos contarem sobre as aulas e se interessam em saber mais, estreitando os vínculos entre todos os envolvidos, alunos, professores, pais e comunidade.

#  Os professores constataram que, mesmo em um curto espaço de tempo, os alunos passaram a aprender com maior facilidade, havendo uma melhora significativa nas avaliações, principalmente na solução de problemas e números.

Na outra ponta, no colégio Santa Marcelina em São Paulo , a professora Vera Lucia Cardoso do 1º ano fundamental, conta que possuía muitas crianças com dificuldades de raciocínio, mas a mudança mais impressionante  ocorreu em uma aluna, considerada a mais dispersa e com grande dificuldade  de concentração.

Assim que foi  apresentada aos jogos, passou a se destacar na classe, obtendo melhores resultados também em outras áreas.

A professora Carmem Figueiredo, coordenadora da Educação infantil e fundamental 1º ano, da mesma Escola, atesta que nos dias em que são ministradas aulas de MenteInovadora: “Há uma alegria diferenciada na classe”.

Segundo ela, trimestralmente existe uma avaliação do desenvolvimento dos alunos, e que após o uso do método MenteInovadora, os números foram impressionantes. Nos itens de raciocínio e solução de problemas, os índices do gráfico de avaliação foram várias vezes maiores do que vinham sendo sem o método. Segundo a coordenadora, “Os resultados foram gritantes se comparados a outros anos.”

Assim como na Escola Filantrópica Tabor, o método foi implantado há apenas 3 meses no Colégio Santa Marcelina.

Basicamente o método utiliza jogos de raciocínio (tabuleiros), aliados a processos de mediação e transferência de habilidades.

#   A utilização dos jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento global da criança e do adolescente.

#  A criança é auxiliada pelo mediador (professor), que a introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiência de aprendizagem em questão.

#  O mediador e a criança conversam sobre o novo conhecimento derivado da experiência e como ele se relaciona às situações reais da vida escolar (transferência) e da própria vida.

“Ensinar com jogos de raciocínio e métodos metacognitivos é fácil e os resultados aparecem desde as primeiras aulas. Além de serem extremamente prazerosos, os jogos de raciocínio promovem uma proximidade entre professor e aluno, que auxilia no fortalecimento do vínculo pessoal e contribuem para que o professor tenha um papel relevante na formação integral do aluno, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto a valores, regras sociais e desenvolvimento emocional”, explica  Sandra Garcia, Diretora Pedagógica do grupo MENTEINOVADORA,

Os materiais didáticos empregados com a metodologia são livros para o aluno e para o professor, CD-ROM, além dos jogos. Todos os professores são capacitados pela equipe da MENTEINOVADORA que mostra como aproveitar todo o potencial do método e da condição de mediador que o professor passa a assumir.

As aulas são supervisionadas pelos educadores da empresa periodicamente, dando total apoio e segurança à instituição de ensino.

O método está sendo usado em escolas como , Colégio Nossa Senhora do Rosário ,Colégio São Luís, Colégio Pio XII , Colégio Padre Moye, Colégio Santana, Colégio São José de Santos, Colégio Santa Marcelina, Colégio Notredame de Campinas, Escola do Futuro, Colégio Photon de Campinas, Escola Santo Inácio, Liceu Santista , entre outras.

Esses e outros depoimentos estão no site da MenteInovadora, onde você poderá constatar que inteligência se aprende, não importando a classe social, a resposta é imediata, basta dar ensino de qualidade, inteligente e moderno, que a criança responde de forma positiva, rápida e abrangente, onde todos ganham.

http://www.menteinovadora.com.br

 

 

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