CI

SOJA: relatório aponta os impactos do clima

Chuvas limitam a colheita mas melhoram qualidade da soja


Desafios climáticos e atrasos na colheita impactam a produtividade em algumas regiões, enquanto outras áreas apresentam bons rendimentos Desafios climáticos e atrasos na colheita impactam a produtividade em algumas regiões, enquanto outras áreas apresentam bons rendimentos - Foto: United Soybean Board

O Boletim Semanal da Conab, apresenta um cenário variado para a safra de soja. O relatório indica que, enquanto algumas regiões enfrentam limitações e atrasos na colheita, outras áreas demonstram bons rendimentos e desenvolvimento positivo das lavouras. No estado de Mato Grosso, observa-se que a colheita está quase concluída, com as áreas tardias apresentando ótimos rendimentos. 

Em contrapartida, no Rio Grande do Sul, as chuvas recentes têm impedido um avanço mais rápido da colheita, resultando em produtividades variadas.  No Paraná, as precipitações foram recebidas de forma positiva para as lavouras em fase de enchimento de grãos, embora tenham interrompido temporariamente a colheita em diversas áreas. 

Em Goiás, a conclusão da colheita vem sendo acompanhada por uma melhoria na qualidade e no rendimento dos grãos, refletindo a melhora do clima no final do ciclo. No Mato Grosso do Sul, contudo, a colheita apresenta atrasos, especialmente no sudoeste do estado, onde também se registra alta incidência de percevejo-marrom, um fator que compromete o potencial produtivo das lavouras.

A análise também também indica o bom desenvolvimento das lavouras na Bahia, onde as condições climáticas têm favorecido as lavouras.  No Tocantins, a colheita tem revelado rendimentos variáveis, o que pode indicar diferenças nas práticas agrícolas ou na adaptação às condições locais. a

No Maranhão, a safra avança positivamente no sul e sudoeste, enquanto outras regiões também apresentam bom desenvolvimento. O Piauí demonstra uma maioria das áreas em fase de maturação sob condições favoráveis, refletindo uma safra potencialmente promissora. 

Em Santa Catarina, a colheita tem progredido, mas as produtividades apresentam grande oscilação, condição que pode estar associada tanto a fatores climáticos quanto a técnicas de manejo agrícola.

Finalmente, no Pará, a colheita está sendo concluída em áreas chave como o Polo de Redenção e a região da BR-163, enquanto no polo de Paragominas e em Santarém, as lavouras mostram bom desenvolvimento.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%

Fonte:Conab

A colheita avança num ritmo ligeiramente atrasado em relação ao mesmo período do ano anterior, onde pelo menos 69.1% das lavouras já haviam sido finalizadas, frente aos 66,3% nesta safra.

Mas podemos dizer que a safra caminha para o final de forma satisfatória, diante dos desafios no início do plantio. Neste momento, apenas 2,2% das lavouras ainda estão em desenvolvimento vegetativo e floração (início do ciclo).

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

  • Tocantins: Crescimento de 5% (de 60% para 65%); abaixo dos 85% da safra anterior.
  • Maranhão: Declínio* de 6% (de 44% para 38%); abaixo dos 56% da safra anterior.
  • Piauí: Crescimento de 9% (de 15% para 24%); abaixo dos 50% da safra anterior.
  • Bahia: Crescimento de 10% (de 30% para 40%); abaixo dos 48% da safra anterior.
  • Mato Grosso: Crescimento de 0.7% (de 94.8% para 95.5%); abaixo dos 99.2% da safra anterior.
  • Mato Grosso do Sul: Crescimento de 5% (de 85% para 90%); igual aos 90% da safra anterior.
  • Goiás: Crescimento de 5% (de 70% para 75%); abaixo dos 86% da safra anterior.
  • Minas Gerais: Crescimento de 8% (de 52% para 60%); abaixo dos 73% da safra anterior.
  • São Paulo: Crescimento de 20% (de 68% para 88%); acima dos 85% da safra anterior.
  • Paraná: Crescimento de 7% (de 73% para 80%); acima dos 65% da safra anterior.
  • Santa Catarina: Crescimento de 15% (de 14% para 29%); significativamente acima dos 10% da safra anterior.
  • Rio Grande do Sul: Crescimento de 2% (de 1% para 3%); abaixo dos 5% da safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.