CI

Regulagem e calibração de pulverizadores turbo atomizadores

Leia sobre a regulagem e calibração de pulverizadores turbo atomizadores.


Foto: Canva

Uma aplicação eficiente e segura exige um pulverizador bem regulado e calibrado. É importante entendermos inicialmente a diferença entre regulagem e calibração:

Regulagem: preparar o pulverizador para atender a aplicação desejada, produzindo gotas com o tamanho desejado e aplicando a taxa de aplicação (L/ha) desejada de defensivo;

Calibração: verificar se o desempenho do pulverizador está como o previsto na regulagem, realizando ajustes finos na pressão para atingir o resultado desejado. Também é feita uma avaliação do estado das pontas.

 

 

Ao regular pulverizadores atomizadores, devemos ter como objetivo evitar a deriva e proporcionar a maior porcentagem de ingrediente ativo atingindo o alvo, fechando sempre as pontas que não são necessárias e regular a angulação das pontas e da canaleta que dirige o jato de ar, evitando a aplicação de gotas não direcionadas ao alvo. Quando forem reguláveis, a angulação das pás e a velocidade de rotação também devem ser ajustadas.

 

Calculando a vazão total dos bicos

A vazão total (L/min) é obtida a partir dos cálculos abaixo:

Para taxa de aplicação em litros/planta:

 

Para taxa de aplicação em litros/ha:

Sendo:

Q = vazão necessária (L/min);
Vp = velocidade do pulverizador (km/h);
L/planta = taxa de aplicação necessária em litros por planta;
L/ha = taxa de aplicação necessária em litros por hectare;
Lr = largura da ria (m);
E = espaçamento entre plantas na linha (m)

 

Exemplo usando a fórmula em litros/ha: para um pulverizador andando a 5 km/h, largura de rua de 3m e 3 metros entre plantas, qual a vazão para uma taxa de aplicação de 500 l/ha?

Exemplo usando a fórmula em litros/planta: no mesmo cenário acima, com a largura de rua de 3 metros e espaçamento entre plantas de 3 metros, podemos calcular que teremos 1.111 plantas/ha (10000m² / (3 x 3)). Para 1111 plantas em um hectare, com taxa de aplicação de 500 litros/ha, cada planta receberá 0,45 litros (500 l / 1111). Dessa forma, teremos o cálculo abaixo, chegando ao mesmo resultado:

 

 

Determinando a vazão por bico

A vazão por bico é obtida pela vazão total Q dividida pelo número de bicos:

Sendo:

Q = Vazão total necessária;
n = Número de bicos

 

Determinando as pontas a utilizar

Geralmente são usados bicos de jato cone tipo ponta difusor nos pulverizadores atomizadores. Para escolher entre cone vazio ou cone cheio, devemos considerar a largura de rua, porte / altura da copa e, no caso de parreiral, o enfolhamento. São feitos testes com papel sensível, e após, é definido o tamanho de gotas mais adequado.

Para escolher a combinação adequada de ponta difusor, verificamos nas tabelas de pressão e vazão qual combinação dará a vazão necessária em uma pressão razoável.

Apesar da vazão de cada ponta ser determinada pela vazão total dividida pelo número de pontas, no caso de culturas perenes com copa em formato cônico ou trapezoidal (maçã, café etc.), recomenda-se ajustar o volume do líquido na cortina de ar proporcionalmente ao volume da copa da planta. Ou seja, se a metade inferior da copa ocupa um volume de 2/3 do total e a metade superior ocupa 1/3, os bicos de baixo, que cobrirão 50% da altura da copa, deverão ter 2/3 da vazão total, e os bicos de cima, que atingirão a metade superior da altura da copa, deverão ter 1/3 da vazão total.

 

Calibração

O método de calibração mais preciso é o do volume conhecido:

  1. Ajusta-se a pressão para atingir a vazão prevista nos bicos, pela tabela dos bicos;
  2. Inicia-se a pulverização, pulverizando um número de plantas ou área conhecida. Nesse ponto, também devem ser usados papéis sensíveis para verificar a deposição;
  3. Completa-se o tanque medindo o volume de abastecimento, comparando com o volume que estava previsto para o número de plantas ou área conhecida;
  4. Faz-se ajustes na pressão se necessário, e novamente realiza-se o teste, até obtermos os valores desejados.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.