CI

Queimadas: treinamento de multiplicadores entra na terceira semana


Mais nove cursos serão ministrados pela Embrapa como parte da Campanha Alternativas para a Prática das Queimadas na Agricultura.

Dando prosseguimento à capacitação de multiplicadores da Campanha Alternativas para a Prática das Queimadas na Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, realiza mais nove cursos em oito municípios, no período de 25 a 29 de junho. Ao todo, serão ministrados 38 cursos.

No dia 25 de junho, os treinamentos serão realizados nos municípios de Vila Rica (MT) e Arraias (TO). Os multiplicadores de São Félix do Araguaia (MT) e Altamira (PA) participarão dos cursos no dia 26 de junho. Na quarta-feira, dia 27 de junho, os treinamentos ocorrerão em Altamira (PA), Canarana (MT) e Formosa (GO). No dia 28 está previsto apenas um curso, que será ministrado para os multiplicadores de Cuiabá (MT). Encerrando as atividades da semana, os técnicos realizarão treinamento, no dia 29 de junho, no município de Porangatu (GO). Além das aulas, os multiplicadores receberão cartilhas e vídeos, que os auxiliarão no repasse das informações para os produtores rurais.

Esta é a segunda edição da campanha. Diferentemente do ano passado, em que foram contemplados apenas municípios do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão, este ano, além dos quatro estados citados, também fazem parte do projeto Goiás, Rondônia, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Segundo a Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), no ano passado os nove estados foram responsáveis por mais de 85% dos focos de incêndio no Brasil.

Com o treinamento dos multiplicadores, a Embrapa espera que as informações sejam repassadas a cerca de 200 mil pessoas, de 295 municípios das regiões afetadas. A campanha é coordenada pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, com suporte técnico da Embrapa e participação dos Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ibama, das secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente dos governos estaduais, das prefeituras municipais, ONGs, universidades, escolas agrotécnicas, cooperativas, associações de produtores, sindicatos, instituições de crédito agrícola, dentre outras entidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.