CI

Cebola Alfa Tropical é lançada em GO


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, lançou no último dia 15, em um dia de campo na Fazenda Cachoeira, em Petrolina (GO), a cebola Alfa Tropical no estado de Goiás. Já testada e aprovada pelos cebolicultores de Minas Gerais, esta cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), com o objetivo de proporcionar uma nova opção para o cebolicultor produzir na entressafra.

Os destaques desse novo produto são o baixo custo de produção e a maior produtividade (média de 31 ton/ha) e precocidade em relação ao sistema de produção por bulbinhos, que é caro, trabalhoso e tradicionalmente utilizado nas lavouras paulistas. Ela dispensa a utilização desse método, onde o produtor planta duas vezes - em julho, semeia para colher bulbinhos em setembro; e em fevereiro do ano seguinte, planta os bulbinhos, para colher cebola em maio ou junho.

As alterações no sistema de produção propiciadas pela Alfa Tropical vêm resolver também um problema para os produtores de cebola: a colheita na entressafra. O período recomendado para a semeadura da Alfa Tropical é de 15 de novembro a 15 de dezembro. A colheita antecipada permite abastecer o mercado na entressafra, quando os preços são melhores, podendo inclusive competir com as cebolas argentinas importadas em grande escala, nesta época.

Cultivo Orgânico – Dois produtores selecionados decidiram experimentar a Alfa Tropical em cultivo orgânico e também estão convencidos da capacidade do produto da Embrapa em abastecer o mercado na entressafra. Em 99, o produtor Cesár Matsuo, plantou 5 mil m2 da cebola em sistema orgânico, e alcançou produtividade de 20t/ha, considerada excelente. "Com essa nova cultivar eu tenho duas coisas muito importantes para o sistema orgânico: regularidade e diversidade de oferta". Ademir Vedovato, de Itobí (SP), destacou outros aspectos da "Alfa Tropical". "Achei a nova cultivar muito resistente e com boa pele. Muito bom o tamanho dos bulbos".

Segundo José Mendonça, técnico da Embrapa Hortaliças, a demanda por Alfa Tropical é grande. Já foram comercializados experimentalmente neste ano 300 kg de sementes da cultivar em São Paulo. "Esta quantia só não foi maior, porque esgotou o estoque de sementes à venda." diz Mendonça." Além disso, já há unidades de validação também em Pernambuco e na Bahia, onde a cultivar está tendo boa produtividade, com semeaduras feitas de julho a novembro.

A cultivar "Alfa Tropical" possui folhas cerosas, bulbos de coloração amarela-baia de sabor picante, com formato predominantemente globular, característica muito apreciada pelo consumidor brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.