CI

Entenda as formulações de agrotóxicos / defensivos agrícolas!

Entenda as diferentes formulações de defensivos agrícolas.


Foto: Anderson Wolf

Os defensivos são comercializados em diferentes formulações, que melhoram a atividade biológica, a aplicação, a estabilidade e a persistência desses produtos nos alvos. Também proporcionam vantagens como segurança na fabricação, melhor conveniência para o operador, redução da dose utilizada etc.

Existem mais de 80 formulações diferentes, sendo pelo menos 20 delas com importância no mercado. Dentre as formulações mais populares, temos:

  • Formulações sólidas para diluição em água: WP (pó molhável) e WG (granulado dispersível);
  • Formulação sólida para aplicação direta: GR (granulado);
  • Formulações líquidas: SC (suspensão concentrada), SL (concentrado solúvel), EC (concentrado emulsionável), ME (microemulsão), OD (dispersão de óleo ou suspensão concentrada em óleo) e CS (suspensão de encapsulado).

Abaixo, vamos ler as características das principais formulações!

 

WP - Pó molhável

São formulações com partículas muito pequenas, e têm sido menos comuns ultimamente por causarem problemas como formação de poeira, dificuldade no manuseio e dificuldade no estabelecimento da dosagem, o que causa dificuldade e risco para o operador e para o ambiente. Estes produtos também podem causar entupimento de filtros e de pontas de pulverização, principalmente ao se usar menores volumes de calda. Porém, esta formulação ainda é interessante em alguns casos, como em fungicidas multissítios.

 

DP - Pó seco

Formulação sólida na forma de pó, para aplicação direta através de polvilhamento. É usado para tratar locais onde não é possível a aplicação líquida, como instalações elétricas e outros. 

 

WG - Granulado dispersível

O granulado dispersível pode ser visto como uma evolução do pó molhável, e é composto por partículas maiores, e tem como características a pouca formação de poeira, facilidade de manuseio e dosagem e rápida solubilização em água.

 

GR - Grânulos

É composta por partículas com 2,5 a 10 mm de diâmetro, o que confere baixa deriva durante a aplicação, sendo uma formulação comum para a aplicação de herbicidas e inseticidas no solo.

 

SC - Suspensão concentrada

Essa formulação é formada por uma suspensão estável de partículas sólidas (geralmente com até 5 µm) de algum ingrediente ativo insolúvel, contendo agentes dispersantes, molhantes e estabilizadores de viscosidade. Essa formulação possui facilidade em tanque e compatibilidade com outras formulações, porém, com o tempo pode ocorrer sedimentação das partículas.

 

FS - Suspensão concentrada para tratamento de sementes

Possui ingredientes ativos sólidos em água para aplicação em tratamento de sementes. São supensões concentradas (SC) modificadas para promover a adesão do produto na uperfície da emente, junto com corante para indicar que a semente foi tratada. Como são a base de água, proporcionam segurança e praticidade. Porém, altos níveis do produto podem resultar em aglomerações e fluidez reduzida das sementes.

 

EC - Concentrado emulsionável

É formada com por uma solução com ingrediente(s) ativo(s) em solvente orgânico. Possui agentes emulsificantes e solventes orgânicos insolúveis, e formam partículas em emulsão quando diluídas em água. Possui menor risco de deriva por formar gotas maiores, e boa penetração nas folhas. Porém, pode ocorrer separação das fases em misturas complexas em tanque, e em temperaturas muito baixas, pode ocorrer cristalização dos ingredientes ativos.

 

CS - Suspensão encapsulada

Possui o ingrediente ativo encapsulado em um polímero, suspenso em meio aquoso com dispersante e agente umectante. Usada para liberação controlada ou prolongada de defensivo, e para proteção contra ingredientes ativos tóxicos e contra degradação dos materiais.

 

EW - Emulsão aquosa concentrada

Na emulsão aquosa concentrada, a fase contínua é a água, podendo ser considerada uma alternativa mais segura para o meio ambiente do que o concentrado emulsionável, que usa solvente orgânico, tendo um menor risco de fitotoxicidade, menor impacto ambiental e maior facilidade de manuseio.

 

ME - Microemulsão

É uma formulação à base de água com gotas emulsificadas muito pequenas que não se juntam, não causando separação de fases. É facilmente manipulável e possui boa eficácia. Porém, necessitam de surfatante.

 

SL - Concentrado solúvel

São soluções baseadas em água ou em misturas de solventes solúveis em água. Nem todos ingredientes ativos são compatíveis nesse tipo de solução, que depende da estabilidade e solubilidade de cada ingrediente ativo em solução aquosa. Geralmente essas soluções necessitam da adição de surfatantes para gerar um molhamento adequado nos alvos.

 

RB - Isca

Formulação sólida para aplicação direta que contém o ingrediente ativo junto com material atrativo (geralmente alimento), atraindo o alvo desejado e sendo ingerida por ele.

 

OD - Dispersão em óleo

Ingrediente ativo sólido disperso em óleo, sendo o uso comum para ingredientes ativos sensíveis à água. Pode ter uma melhor retenção, espalhamento e penetração foliar, pois o óleo pode agir como adjuvante. Porém, pode sofrer maior sedimentação comparado à sistemas à base de água.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.