Gestão da água é essencial para produtividade do canavial
“Diante de cenários de incertezas é fundamental a adoção de tecnologias"

A gestão eficiente da água ao longo do ciclo produtivo é fundamental para evitar estresse hídrico e garantir altos rendimentos no canavial. Durante a Coplacampo 2025, realizada pela Coplacana entre 24 e 28 de fevereiro, em Piracicaba (SP), produtores poderão conhecer tecnologias avançadas de irrigação, como as da Lindsay América Latina, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. O evento apresentará soluções que otimizam a distribuição de água, mantendo a umidade do solo ideal para cada fase da cultura.
Entre as inovações está o FieldNET Advisor, ferramenta que analisa dados para indicar o momento, o local e a quantidade exata de irrigação necessária. Integrado ao sistema de gerenciamento remoto FieldNET™, o recurso garante maior precisão e eficiência hídrica, evitando desperdícios e otimizando a disponibilidade de água ao longo da safra. Segundo Juan Latorre, gerente de vendas da Lindsay, a tecnologia não apenas reduz o consumo, mas melhora o uso estratégico do recurso, contribuindo para a longevidade dos canaviais.
“Diante de cenários de incertezas é fundamental a adoção de tecnologias e ferramentas que garantam que as plantas não terão estresse durante o seu ciclo de crescimento. Por isso, o nosso foco não é apenas reduzir o consumo de água e sim otimizar sua utilização”, destaca Juan Latorre, gerente de vendas da Lindsay.
Com o manejo adequado e irrigação eficiente, a produtividade pode dobrar, saindo da média nacional de 80 toneladas por hectare para até 140 toneladas. Além disso, áreas irrigadas apresentam maior longevidade, podendo produzir por mais de 10 anos sem necessidade de reforma. Durante a Coplacampo, especialistas estarão disponíveis para demonstrar essas soluções e seu impacto na eficiência produtiva dos cooperados da Coplacana.
“Temos clientes que praticamente dobraram a longevidade nas áreas irrigadas por pivô. Há casos de canaviais produtivos por mais de 10 anos. Ou seja, a cada dois ciclos economiza-se uma reforma”, detalha.