CI

Cebola registra queda, mas tomate sobe 17% em outubro

Alta foi impulsionada por oscilações na oferta



Foto: Divulgação

Hortaliças como alface, batata, cebola e cenoura apresentaram queda nos preços durante o mês de outubro, conforme o 11º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta sexta-feira (22). Em contraste, o tomate registrou aumento no valor médio ponderado.

A alface teve uma redução de 1,02% na média ponderada em relação a setembro, marcando o segundo mês consecutivo de variações distintas nas Ceasas analisadas. Já o preço da batata caiu continuamente desde julho, embora ainda esteja acima do registrado em outubro de 2023.

Para a cebola, os preços recuaram expressivamente, com uma queda de 25,22% na média ponderada, reflexo de uma oferta abundante nas principais centrais de abastecimento. A cenoura também seguiu a tendência de queda, com redução de 5,17% em relação ao mês anterior. Por outro lado, o tomate teve alta de 17,27% em outubro, impulsionado por oscilações na oferta. Condições climáticas adversas, como calor e chuvas intensas, influenciaram diretamente a maturação e a colheita, resultando em variações de disponibilidade do produto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.