Saiba os vencedores do Concurso NossoCafé 2024
Cerimônia realizada durante a Semana Internacional do Café
Cerimônia realizada durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), premiou os campeões nacionais das categorias “Café Natural” e “Café Cereja Descascado”
A Yara anunciou os vencedores da oitava edição do Concurso NossoCafé, competição anual que avalia cafés especiais com o objetivo de estimular a produção nacional de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. Em cerimônia realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a companhia premiou os dois vencedores nacionais: Bioma Café, de Campos Altos (MG), na categoria “Café Natural”, e João Newton Reis Teixeira, de Santo Antônio do Amparo (MG), na categoria “Cereja Descascado”.
“Estamos muito felizes em anunciar os vencedores do Concurso NossoCafé 2024. A cada edição, trabalhamos para elevar a produção brasileira de cafés para um próximo nível de qualidade, eficiência, produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Durante a SIC, também vamos mostrar o trabalho feito ao longo dos anos focado em pesquisa, inovação e sustentabilidade”, afirma Vinícius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil.
Nesta oitava edição, o concurso, de forma inédita, realizou etapas prévias e elegeu ganhadores em quatro regiões diferentes do país, totalizando oito vencedores. Os campeões nacionais foram definidos entre os oito vencedores regionais. O concurso NossoCafé também reconheceu como produtor mais sustentável a Bioma Café. Para isso, os dados das propriedades dos oito finalistas foram analisados pela plataforma “Champer”, solução digital lançada pela Yara em 2024. A plataforma mensura a sustentabilidade na produção do café, reunindo e analisando informações do campo que permitem o acompanhamento de diversos indicadores, como os de produtividade e de práticas de agricultura regenerativa.
Todos os vencedores regionais ganharam a viagem para participar da Semana Internacional do Café (SIC) e terão parte de sua produção adquirida pela Yara. Os dois campeões nacionais terão parte das suas produções distribuídas pela Yara em 2025 e poderão escolher entre uma viagem de 6 dias para a Colômbia para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do Concurso NossoCafé, ou optar por uma consultoria técnica ou de Marketing no valor de R$ 10.000,00. Além da premiação, os vencedores nacionais e regionais poderão estampar as embalagens dos cafés campeões e terão os lotes adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado.
Presença na Semana Internacional do Café
Durante a SIC, a Yara promoveu o painel “Revolução Verde: Exemplos da Nova Economia Sustentável”, com a participação de Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil; Carlos Augusto Rodrigues de Mello, presidente da Cooxupé; e Silvia Pizzol, diretora do Cecafé. O encontro abordou a importância da sustentabilidade e inovação no setor cafeeiro, com foco em práticas de baixa emissão de carbono e o uso de fertilizantes de menor pegada.
Yara e Cooxupé, no início do mês, deram um passo importante ao oferecer para um grupo de produtores o primeiro lote do fertilizante lower carbon, insumo nitrogenado feito a partir de matriz renovável, com uma redução de até 90% em sua pegada de carbono. A aplicação desse fertilizante tem um impacto esperado de até 40% de redução da pegada de carbono do grão de café. Para essa parceria, anunciada na SIC em 2022, o presidente da Yara fez, ao final do painel, a entrega de placa simbólica ao presidente da Cooxupé, como parte do compromisso firmado de fornecimento de fertilizante de menor pegada de carbono.
A Yara participa também de palestra técnicas, abordando questões como a importância do uso da fertirrigação como forma de redução de impactos gerados por estresse abiótico, o crescente uso de fertilizantes de matriz orgânica e de insumos de menor pegada de carbono.
Detalhes sobre o Concurso
O Concurso NossoCafé avalia quesitos como equilíbrio, sabor, acidez e doçura e está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara durante a safra. Ele está dividido em duas etapas. A primeira, consiste na realização da inscrição no site, seguida pelo envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Os produtores selecionados para a segunda fase deverão apresentar uma nova amostra, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA. São aceitas apenas amostras de café da espécie Coffea arábica L.
“Outra novidade desta edição é que convidamos diferentes elos da cadeia de valor do café, como grandes cafeterias e traders, para participarem do processo de avaliação das amostras nas duas etapas. Desta forma, estamos promovendo conexões entre os produtores e potenciais compradores dos grãos, potencializando a integração da cadeia de valor e empoderando esse produtor”, complementa Vinícius.
Vencedores Regionais
Matas de Minas & Espírito Santo
Categoria Cereja Descascado: Ercilei José de Oliveira
Categoria Natural: Renato Barroso de Assumpção
Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista
Categoria Cereja Descascado: Bioma Café
Categoria Natural: Bioma Café
Sul de Minas e São Paulo
Categoria Cereja Descascado: João Newton Reis Teixeira
Categoria Natural: Sebastião Daniel da Silva
Paraná e Sul de São Paulo
Categoria Cereja Descascado: Pedro Alves de Souza
Categoria Natural: Sirlene Soares dos Santos Souza