CI

Excalia Max no milho: potencial de controle de doenças e recomendações de uso e posicionamento em Face dos Desafios Climáticos

Ferramenta para enfrentar os desafios Climáticos



Foto: Divulgação

Por Marcelo Figueira

Marcelo Figueira, Gerente de Fungicidas e Líder para a Cultura da Soja da Sumitomo Chemical

 

A cultura do milho é uma das mais importantes no Brasil, não apenas por sua relevância econômica, mas também pela vasta área de cultivo. Dentro deste contexto, Excalia Max, um fungicida recentemente registrado para a cultura do milho, surge como uma alternativa promissora no controle de doenças foliares, oferecendo benefícios para produtores de diversas regiões do país, trazendo um melhor controle, mais qualidade e produtividade para a cultura.

Expansão do Excalia Max para o Milho

Lançado há três safras e já consolidado na soja, cultura de significativa importância agrícola, o Excalia Max entra no mercado de fungicidas para o cultivo de milho a como um protagonista, vamos saber os porquês a seguir.  

Resultados  no Controle de Doenças

Excalia Max se destaca pela sua eficácia no controle de uma série de doenças foliares que afetam o milho, com destaque para as seguintes:
Cercospora zeae-maydis (Cercosporiose), Phaeosphaeria maydis (Mancha foliar de phaoeosphaeria) e Puccinia polysora (Ferrugem polisora). 
A flexibilidade do Excalia Max em controlar uma gama variada de doenças demonstra o seu potencial como uma solução eficiente e diferenciada para o manejo integrado de doenças no milho.

Ferramenta para enfrentar os desafios Climáticos e Expectativas para a Safrinha de Milho

A safrinha de milho ou segunda safra é uma das mais afetadas pelos desafios , imprevisíveis. A pressão de doenças pode ser intensificada por variáveis como chuvas excessivas ou períodos de seca, que alteram a dinâmica de incidência e a severidade das doenças.

Para esse ano de 2025, as expectativas são de que o clima influencie diretamente a intensidade de doenças foliares do milho. Os produtores devem estar atentos à umidade excessiva, que pode criar condições ideais para o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas.

Além disso, a maneira como as chuvas se distribuem durante o ciclo da cultura também pode impactar a aplicação de fungicidas. Regiões que experienciam períodos de alta precipitação exigem mais cuidado na escolha do produto e da janela de aplicação, visto que as doenças podem se espalhar mais rapidamente sob essas condições. Isso traz um desafio adicional para os produtores que precisam de soluções altamente eficazes e com alta segurança para a aplicação em condições climáticas adversas. 

Resultados comprovados à campo

Em diversas regiões do Brasil, o fungicida Excalia Max na cultura do milho tem demonstrado um ótimo desempenho frente aos principais fungicidas premium do mercado. Durante a safra 2023, especialmente na segunda safra do milho (safrinha), Excalia Max foi comparado com diversos fungicidas baseados em carboxamidas em termos de eficiência e produtividade. Os resultados mostraram que o Fungicida da Sumitomo Chemical entrega um controle similar ou superior aos principais competidores do mercado, sendo sua principal característica, a alta estabilidade na eficiência e produtividade nos mais diferentes cenários.
Em ensaios da consultoria Agro Tecno, de Passo Fundo (RS), o Excalia Max demonstrou alto controle contra Cercospora com 77 sacas a mais de milho que o manejo da testemunha.
O uso do Excalia Max tem mostrado ser uma alternativa vantajosa não só no controle de doenças, mas também na proteção do potencial produtivo do milho, mantendo uma alta qualidade de grãos na colheita, mesmo sob as variações climáticas do Brasil.

Segurança e Flexibilidade de Aplicação

Uma das grandes vantagens do Excalia Max é a sua flexibilidade na aplicação. Dependendo das necessidades do cultivo e do nível de investimento do produtor, Excalia Max pode ser aplicado em diferentes estádios de desenvolvimento do milho. Existem dois padrões principais de aplicação recomendados:

Médio investimento: Uma aplicação de Excalia Max (na fase VT ou antes do florescimento) - Ideal para produtores que realizam duas aplicações ou que desejam uma abordagem mais simples de controle, com amplo espectro e segurança.

Alto investimento: Uma ou duas aplicações de Excalia Max a partir de V4/V5 - Ideal para produtores que realizam 3 aplicações durante o ciclo da cultura,  possibilitando a rotação com outras carboxamidas e triazois.

Recomendações de Dosagem

A dosagem recomendada de Excalia Max no campo é de 0,5 L/ha. Para assegurar a maior eficácia no controle das doenças, especialmente mancha-branca, é indicada a associação com o multissítio mancozeb.

A adoção de Excalia Max no manejo também pode ser ajustado conforme o nível de investimento do produtor, oferecendo flexibilidade para diferentes necessidades de controle.

Excalia Max apresenta-se como uma solução robusta e segura para o controle de doenças na cultura do milho, oferecendo uma combinação de eficácia, flexibilidade e segurança para os produtores, com uma formulação exclusiva e inovadora. 

Para enfrentar os desafios climáticos típicos da safrinha, o Excalia Max se destaca como uma ferramenta valiosa para mitigar os riscos associados ao controle de doenças, especialmente em anos com altos índices de chuva ou seca, onde a pressão de doenças foliares pode ser mais acentuada.

Com mais resultados agronômicos sendo coletados a cada safra, em diferentes regiões do país, podemos afirmar que a tendência é que a performance do Excalia Max se fortaleça ainda mais, consolidando o produto como uma das principais alternativas para o controle de doenças nas lavouras de milho, assim como já é na cultura da soja. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.