MT: colheita da soja avança, mas segue atrasada
Norte e Nordeste apresentaram os maiores avanços na semana

Segundo o boletim semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita da safra 2024/25 de soja em Mato Grosso atingiu 66,16% das áreas estimadas até a última sexta-feira (21). O avanço semanal foi de 16,08 pontos percentuais (p.p.), ritmo inferior ao registrado anteriormente, devido à menor disponibilidade de áreas prontas para a colheita e ao aumento do volume de chuvas na semana.
Com isso, os trabalhos a campo seguem 10,28 p.p. atrasados em relação à safra anterior, mas, pela primeira vez nesta temporada, ultrapassam a média dos últimos cinco anos, ficando 0,53 p.p. à frente.
Entre as regiões, Norte e Nordeste apresentaram os maiores avanços na semana, com 23,38 p.p. e 20,94 p.p., respectivamente. Apesar desse progresso, a região Nordeste ainda tem o menor percentual de colheita, com 50,75% da área finalizada.
Para a próxima semana, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA) prevê chuvas concentradas nas regiões Nordeste, Norte e Noroeste de Mato Grosso, com acumulados entre 35 e 45 mm, o que pode impactar o ritmo da colheita nos próximos dias.