CI

Exportações de frutas crescem 33% em janeiro

Laranja e mamão registram queda



Foto: Divulgação

O 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Conab na última sexta-feira (21), apontou variações nos preços dos principais hortifrútis nos mercados atacadistas.

Entre as principais quedas registradas em janeiro, destacam-se a alface (-13,23%) e a batata (-11,58%), reflexo da maior oferta. No entanto, algumas centrais apresentaram alta nos preços da alface devido às variações climáticas, como chuvas intensas e calor excessivo.

Em contrapartida, cenoura e tomate tiveram forte alta, com reajustes de 47,89% e 9,55%, respectivamente. A menor oferta desses produtos pressionou os preços para cima após um período de baixas consecutivas. Apesar da alta, o preço da cenoura na Ceagesp foi 48% menor do que em janeiro de 2024. Já o tomate na CeasaMinas caiu 28% na comparação anual.

Entre as frutas, laranja e mamão ficaram mais baratos, com quedas de 6,31% e 3,59%, devido ao aumento da oferta. banana e maçã registraram estabilidade, com variação mínima nos preços. Já a melancia teve alta, reflexo da menor oferta após os primeiros 20 dias de janeiro.

A cebola também registrou alta, movimento esperado para o período, já que a principal oferta passou a vir do Sul do país, elevando os custos logísticos.

As exportações iniciaram o ano em ritmo acelerado. Em janeiro de 2025, o volume enviado ao exterior cresceu 33,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 111,9 mil toneladas. O faturamento chegou a US$ 107,1 milhões, alta de 12,54% na comparação anual, impulsionado pela demanda por melões e mini melancias potiguares.

O levantamento da Conab abrange as principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, que desempenham um papel estratégico no escoamento da produção hortifrutícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.