CI

Pesquisadores usam jenipapo para produzir corante

Os pesquisadores produziram um corante natural azul, utilizando o jenipapo, como matéria-prima


Foto: Divulgação

 Alguma vez na vida, você já teve a oportunidade de comer jenipapo? A fruta do jenipapeiro, possui coloração castanha e flores grandes, seu fruto tem sabor adocicado. A casca do jenipapo pode ser usada no curtimento de couro e até como medicamento caseiro para problemas gástricos. Além disso, a fruta nativa brasileira é usada para produzir tinta. 

 Devido à escassez da cor azul para produção de corante natural, pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Supercrítica: Extração, Fracionamento e Identificação de Extratos Vegetais (Lasefi), da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, produziram um corante natural azul, utilizando o jenipapo, como matéria-prima.   

O produto foi patenteado e pode ser utilizado em diversos ramos da indústria, como a alimentícia e a de suprimentos. A pesquisa também salientou que a obtenção da substância é rápida, já que o processo demora apenas 20 minutos e o produto é mais barato que outros corantes naturais. O pedido de patente internacional do corante azul do jenipapo foi publicado em 2020 pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Desde que a patente foi obtida, os estudiosos ainda descobriram que o corante possui atividade antimicrobiana.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.